O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos intensificou sua atuação devido ao aumento do público alvo nos últimos meses. Além de aumentar as abordagens nas ruas, também foi colocada em prática uma campanha educativa para conscientização sobre este tipo de assistência.
O Centro POP é um equipamento onde são ofertados serviços para pessoas em situação de rua. Agora, sua equipe especializada em abordagem vai à campo toda terça e quinta-feira, de 18h às 21h, para identificação do público e consequente oferta dos serviços disponíveis na unidade como acolhimento, banho, café da manhã e da tarde, guarda de documentos e pertences pessoais e atendimento com assistente social ou psicóloga.
O Centro POP ainda vai além na sua atuação. Caso necessário, a unidade emite segunda via de documentos pessoais do assistido e, com Serviço do Migrante (SEMI), consegue até o encaminhamento do assistido para sua cidade de origem. Todo esse trabalho está sendo necessário devido ao aumento de migrantes nas ruas da cidade. “São várias ações conjuntas específicas para este público. Não estamos inertes diante da situação e, inclusive, orientamos o cidadão para sempre acionar nossos serviços quanto se tratar deste público”, explica Luciene Chaves, secretária municipal de Assistência Social.
CAMPANHA
O Centro POP está colocando nas ruas uma campanha educativa para conscientizar as pessoas. Com o mote “Não dê esmolas, mostre o caminho”, a iniciativa busca pontos comerciais onde serão afixados o cartaz da campanha. “A ideia é mostra o caminho certo que é acionar uma equipe de abordagem para o trabalho social ser executado”, esclarece Luciene Chaves.
O Centro POP pode ser acionado em sua sede na rua Padre Henrique, 68, Centro, ou pelo telefone (31) 3776-5524.
Mín. 18° Máx. 24°