O número de casos confirmados de dengue em Minas Gerais neste ano mais que dobrou em apenas três semanas. Foram 1.932 novas notificações foram confirmadas no Estado, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (9), o que representa um aumento de quase 150%.
Do início do ano até o momento, 3.221 pessoas foram contaminadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Até o último dia 15 de fevereiro, eram 1.289.
Em Minas, uma pessoa morreu por complicações da doença. Trata-se de um morador de Espinosa, na região Norte. Segundo informou a Secretaria de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira (10), há, ainda, outros seis óbitos em investigação.
Em relação à febre chikungunya, transmitida pelo mesmo vetor, a pasta aponta para 518 casos prováveis, dos quais 54 foram confirmados. Já 1 pessoa foi acometida pela zika, que tem 13 casos prováveis, com três confirmados. Até o momento, não há óbitos relacionados às duas doenças.
Prevenção
Para combater as doenças, as medidas são as mesmas e consistem basicamente em eliminar os criadouros do mosquito, especialmente onde há retenção de água da chuva, como ralos, calhas, vasos de plantas e pneus.Publicidade
Considerando que o ciclo de vida do Aedes tem duração média de sete dias, é preciso que a limpeza seja feita, pelo menos, duas vezes na semana.
Mín. 16° Máx. 28°