O Governo de Minas, por meio da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), tem inscrições abertas para o curso gratuito de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias. A capacitação é direcionada a vários públicos e será realizada online. As matrículas podem ser feitas até esta sexta-feira (11), neste link.
O curso de capacitação será disponibilizado na plataforma virtual EAD Trilhas do Saber, da universidade corporativa do Sisema (Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). As atividades têm início no dia 15 deste mês e se estendem até 24 de abril.
De acordo com a Semad, o curso tem como objetivo “compartilhar informações sobre questões fundamentais da educação ambiental, os conceitos e definições, a base legal, os fatos históricos relevantes, os fundamentos e princípios discutidos e adotados atualmente”.
Para participar da capacitação ambiental, é necessário ser professor, analista, gestor, dirigente público, dirigente de ONG ou estudante a partir de 16 anos, seja do Ensino Médio ou universitário.
A Semad pontua que a iniciativa demonstra exemplos de projeto e atividades voltadas à educação formal e não formal. Assim sendo, o programa visa orientar quanto às relações com o meio ambiente e o contexto social em que esses indivíduos vivem, valorizando também a gestão do meio ambiente.
Os conteúdos estarão disponíveis na plataforma Trilhas do Saber em formato interativo. Para otimizar a organização, o curso oferece a ferramenta de checklist, que permite ao estudante listar seu progresso nas atividades e exercícios de avaliação. Serão oito módulos:
Para aprovação, é necessário obter 60% do total dos pontos distribuídos no curso, sendo o certificado disponibilizado apenas aos participantes que alcançarem o requisito. O documento poderá ser impresso.
O analista ambiental da Semad e organizador do curso, Ricardo Cottini, afirma que a primeira turma deste ano integrará o Jovens Mineiros Sustentáveis, programa de desenvolvimento de atividades de educação ambiental para estudantes de escolas municipais do Ensino Fundamental.
Já o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, salienta que o programa atende a capacitação dos professores acerca da educação ambiental, além de promover atividades práticas com os participantes.
Ainda segundo ele, “a capacitação oferecida pela Semad, aportará informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados”, o que por consequência favorece o trabalho do professor em sala de aula.
Em 2021, o curso de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias contou com 2.942 inscrições realizadas em oito estados do país. A adesão no período atingiu o recorde dentre todas as edições. Um número próximo a 4.500 pessoas já participaram da iniciativa.
Com Agência Minas
Mín. 14° Máx. 26°