Está sendo lançado em Fortuna de Minas, o “Projeto Educação é Um Direito: Rumo a Universidade Pública, Educação Gratuita e de Qualidade Para Todos”.
Trata-se de um projeto que busca preparar os jovens do município para encarar os desafios do ENEM, oferecendo suporte tecnológico, psicológico e pedagógico para que participem dos processos seletivos das universidades públicas de todo país.
Os participantes do projeto contarão com acompanhamento pedagógico, psicológico e utilizarão o “Cantinho do Estudante”, um espaço organizado dentro da Biblioteca Pública Tereza Nicomedes que conta com acesso a computadores conectados à internet, onde poderão assistir videoaulas, fazer simulados e utilizar variadas apostilas, livros e diversos materiais de apoio, todos voltados para a preparação do ENEM.
Dentro do projeto, os alunos serão acompanhados ao longo da preparação para as provas, na inscrição do ENEM e no processo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação, onde os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
Carro-chefe da administração municipal de Fortuna de Minas
O referido projeto que é o carro-chefe da gestão 2021/2022 é embasado na lei 12711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, que prevê a reserva de 50 % das vagas das universidades públicas para estudantes oriundos da escola pública.
Estruturado e coordenado pela subsecretária de Cultura, Gizele Machado, o “Projeto Educação é Um Direito: Rumo a Universidade Pública, Educação Gratuita e de Qualidade Para Todos” é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.
Filha de Fortuna de Minas, Gizele Machado é pedagoga formada na UFMG e mestranda em Comunicação Social na mesma Universidade. Para ela, a Educação é um importante elemento de transformação social.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Orisvan Silva Abreu, também reforça a qualidade e importância do projeto e lembra as dificuldades que ele e o prefeito Cláudio de Nicote atravessaram para estudar. “Fico muito feliz em ver que os jovens de hoje não enfrentarão tantas dificuldades e reafirmo a importância das politicas públicas que viabilizam o acesso e permanência de filhos do povo nas universidades", completa.
Também o prefeito Cláudio de Nicote reafirma o compromisso da sua gestão com a Educação e afirma que não vai poupar esforços para que o projeto tenha sucesso, a fim de que os jovens de Fortuna de Minas possam ir para Universidade.
Disse ainda que enxerga que o município está plantando uma semente muito importante agora, já que os jovens terão através da Universidade, a oportunidade de mudar suas vidas e contribuir ativamente no progresso da cidade.
“Acredito neste caminho para que os jovens daqui possam acessar a Educação de alto nível e que muitos deles possam voltar para Fortuna com a bagagem adquirida na Universidade, ajudando a construir na cidade, um caminho de progresso e prosperidade", manifesta.
Cláudio Garcia finaliza dizendo que é fundamental assumir coletivamente o compromisso de lutar para que a Educação seja de fato um direito e para que os filhos do povo possam usufruir daquilo que é bancado com o dinheiro do povo.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO!
Mín. 17° Máx. 23°