Um dos primeiros efeitos da invasão das tropas russas à Ucrânia, a falta de abastecimento, já começa a ser sentida por brasileiros que estão no país do Leste europeu. Há relatos de desabastecimento em supermercados e outros tipos de comércio.
Um brasileiro, que está em Kiev, capital do país e não quis se identificar, disse ter comprado o último pão em uma lojinha. Além da falta de alimentação, há relatos de cortes de energia e gás, além de risco de ataques aéreos.
Em Odessa, o jornalista Shalinder Wangu filmou a corrida aos supermercados na iminência da falta de alimentos.
Locals in Odessa, #Ukraine are seen in Supermarket, stocking stuff amid the #Russian invasion pic.twitter.com/E68ToRB6OD
— Shalinder Wangu (@Wangu_News18) February 24, 2022
Moradores locais relatam longas filas em postos de gasolina e congestionamentos para deixar as cidades mais atingidas. Também há bloqueio de cartões de crédito, por conta de ataques cibernéticos russos.
À Folha, o artista 3D Walther Lang, 47, explicou que foi ao supermercado ver se encontrava comida. "Já tinha fila, um segurança administrando o fluxo das pessoas. Não tinha limite de compra, mas só dava para entrar quando saía alguém", conta. "Houve também uma certa corrida aos bancos para sacar dinheiro, porque não se sabe se o sistema bancário vai funcionar, os cartões."
Ukraine. City of Dnipro. Russia attacked Ukraine. Panic in the supermarket. People are buying up food. pic.twitter.com/8J9dL7iaXY
— Dmitry Belov (@dmitrijbelov101) February 24, 2022
Mín. 19° Máx. 26°