Sábado, 23 de Novembro de 2024
18°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Protesto

Alunos da Faculdade UNA em Sete Lagoas realizam manifestação nesta quinta-feira (24), para reivindicar o retorno das aulas presenciais

Em nota, UNA e UNI-BH informaram que as retornarão de maneira presencial, em 7 de março, e que de acordo com o Ministério da Educação, um curso presencial pode ter até 40% de atividades online

23/02/2022 às 17h14
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:

Alunos da Faculdade UNA em Sete Lagoas realizam na noite desta quinta-feira (24), às 19 horas, manifestação em frente à unidade de ensino, para reivindicar o retorno imediato das aulas presenciais.

Os alunos estão revoltados com a manutenção das aulas em caráter híbrido (teórica on-line e prática presencial), ao passo que as aulas na rede municipal e no Estado já voltaram para a forma presencial.

Segundo eles, o contrato foi assinado para ter aula presenciais. “Todas as faculdades estão voltando e só a UNA que não. Não houve desconto na mensalidade em nenhum período na pandemia. Tivemos somente reajuste. Reuniões estão sendo feitas com os responsáveis pela Faculdade e eles não conseguem nem ter respostas direito para gente!”, reclama uma aluna.

Protesto aconteceu em BH

Estudantes do UniBH pertencente ao mesmo grupo da UNA, protestaram, na manhã desta quarta-feira (23), em frente à universidade, no bairro Buritis, Região Oeste da capital, para pedir o retorno integral das aulas presenciais na unidade. Alunos da UNA, que também compõem o grupo Ânima de ensino, marcaram presença na manifestação.

De acordo com os estudantes, há uma enorme dificuldade em assimilar os conteúdos quando as aulas são online, além do reajuste de 11,5% das mensalidades para o ano letivo em 2022. A UniBH respondeu que as aulas presenciais retornam em 7 de março, com possibilidade de 40% das atividades online.

O presidente do Centro Acadêmico do UniBH e estudante do curso de odontologia no UniBH, Matheus Moreira expressou a sua insatisfação com as aulas online.

“A nossa insatisfação com o UniBH e com o grupo Ânima é a respeito da volta às aulas serem completamente online. Isso não é justo, porque pagamos R$ 4 mil reais de mensalidade integral sem desconto, sem Fies, Prouni. É o maior valor nas faculdades de odontologia de Belo Horizonte. Uma das insatisfações foi essa alta taxa da mensalidade. Segundo ponto é sobre o EAD, que é totalmente inviável. Não é a mesma coisa, não tem a mesma qualidade do ensino presencial. A medicina do UniBH pode voltar 100% presencial enquanto os demais cursos vão ficar nesse ‘lenga-lenga’ de 50% presencial, que vão ser as práticas, e 50% teórico online”, afirmou.

De acordo com Matheus, ainda nesta manhã, houve uma reunião com a reitoria do UniBH para discutir soluções para os problemas.

“A gente teve uma reunião com mais ênfase com o Eduardo França, que é diretor do campus Buritis. O que ficou decidido? Hoje, ele vai enviar uma data de resolução do problema, onde será feita uma pesquisa com os alunos, porque o que faz a faculdade são os alunos, por e-mail, para que eles respondam para falar da volta das aulas presenciais teóricas. Agora, é somente aguardar”, concluiu.

Arquivo Pessoal/Divulgação  Estudantes protestaram com cartazes na manhã desta quarta-feira (23), em BH

reportagem também conversou com as irmãs Bruna e Vitória Semim, que cursam Medicina Veterinária na UNA Linha Verde. Elas apontaram a questão financeira como um grande obstáculo para pagar as altas mensalidades.

“Passamos por um reajuste de 11,5% na mensalidade, o que não condiz com o momento de crise econômica que estamos enfrentando. Questionamos juntamente à coordenação e aos colaboradores. A justificativa foi que retornaríamos ao presencial. Nossa surpresa, no começo do período letivo, foi além da quantidade exorbitante de alunos por turma, sermos informados que as aulas seguirão em modelo híbrido. Há rumores que este modelo permanecerá mesmo após a pandemia”, declarou Bruna Semim.

Preocupada com a manutenção das aulas online, Vitória ponderou o motivo pelo qual as instituições estariam preferindo não voltar aos estudos presenciais.

“Para a instituição está sendo vantajoso esse sistema híbrido. Porém, não estão olhando para nós, alunos”, disse.

Conforme as estudantes da UNA Linha Verde, haverá uma reunião com a coordenação do curso de Medicina Veterinária na noite de hoje. A ideia é definir uma resolução para o retorno das aulas presenciais. Contudo, segundo elas, uma manifestação já está marcada para o dia 7 de março, às 18h, em frente à unidade, na Avenida Cristiano Machado.

O que dizem as faculdades:

Em nota, o UNI-BH e a UNA informaram que incentiva o diálogo com os estudantes. "Quanto às aulas, informamos que elas retornarão de maneira presencial, em 7 de março, ressaltando ainda que, de acordo com o Ministério da Educação, um curso presencial pode ter até 40% de atividades online", aponta. 

Sobre o reajuste das mensalidades, as faculdades ressaltam que "eles acontecem anualmente, de acordo com a lei 9870/99 e contrato firmado entre a IES e o estudante, de forma a garantir os investimentos necessários à melhor formação".  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 06h08 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 23°

Dom 21°C 16°C
Seg 25°C 16°C
Ter 26°C 17°C
Qua 27°C 19°C
Qui 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio