A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na manhã desta quarta-feira (23) mais autoteste de covid-19 para uso no Brasil. Trata-se do exame Autoteste COVID Ag Detect, fabricado no Brasil pela empresa Eco Diagnostica Ltda.
Segundo a Agência, o produto "atendeu aos critérios técnicos" e "teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)".
O teste permite a identificação do vírus a partir de secreções da boca ou do nariz coletadas por um cotonete. O material é introduzido em um processo químico que aponta a presença ou não do novo coronavírus. O resultado fica pronto em menos de meia-hora.
Conforme recomendação da própria Anvisa, o autoteste deve ser usado entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas de covid-19.
A primeira aprovação de autoteste para covid-19 no Brasil ocorreu em 17 de fevereiro. O produto se chama Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno e foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos.
Mín. 16° Máx. 28°