Uma das principais marcas mineiras, a Cia. do Terno vai tirar a sede de Minas Gerais e levá-la para Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Um galpão já foi alugado pela empresa no estado do Centro-Oeste brasileiro e a mudança deve ocorrer por volta de setembro. A informação é dada pelo presidente da Cia. do Terno, Pedro Paulo Drummond.
Importante ressaltar que apenas a sede da empresa vai sair de Minas Gerais, as lojas que aqui estão vão continuar funcionando normalmente. Levando a sede para Mato Grosso do Sul a empresa passa a recolher o imposto naquele estado.
Em entrevista, Drummond reclama do que é cobrado de ICMS da empresa e compara com a cobrança feita a outras firmas. “A gente gosta demais de Minas, somos todos mineiros, meus sócios são mineiros, a gente fica um pouco chateado com essa situação, mas nosso negócio é manter os empregos, dar algum resultado no fim do ano e, principalmente, atender bem nossos clientes, que é o que garante a nossa eternidade. No ramo de moda, vestuário, nós somos o maior contribuinte de ICMS há 17 anos seguidos e não temos nenhuma vantagem, nenhum subsídio, nada, enquanto o governo do Mato Grosso do Sul está nos dando diferimento de ICMS. Enquanto o governo de Minas dá para a Unilever e para o Mercado Livre, por exemplo, pagar 1% de ICMS, nós pagamos 18%. Desse jeito nossa firma vai quebrar e isso eu não posso deixar acontecer de jeito nenhum.”
De acordo com Pedro Paulo, a Cia. do Terno atualmente emprega quase mil pessoas e tem lojas em quase todos os estados, totalizando 182 estabelecimentos.
O governo de Minas foi procurado pela reportagem, mas não se posicionou sobre o assunto até o fechamento da matéria.
Mín. 19° Máx. 25°