Morreu a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, casada com o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Sua morte cerebral foi decretada hoje, dia 3 de fevereiro de 2017, pela equipe médica que a acompanha no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). Ela sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Tinha 66 anos de idade. Seu corpo será cremado em São Bernardo do Campo, região do Grande ABC.
Nascida Marisa Letícia Rocco Casa (São Bernardo do Campo, 7 de abril de 1950 – São Paulo, 3 de fevereiro de 2017), a ex-primeira-dama era filha de Antônio João Casa e Regina Rocco. Seus avós eram italianos: Giovanni Casa e Carolina Gambirasio e Mariano Rocco e Giovanna Boff, da província de Bérgamo.
Morou com os dez irmãos no sítio Casa até os cinco anos de idade. Neste sítio, seu avô paterno – Giovanni Casa - construiu uma capela em homenagem a Santo Antônio. Dona Marisa Letícia era católica e tinha dupla nacionalidade, brasileira e italiana.
Em 1955, Marisa e sua família mudaram-se para o centro de São Bernardo do Campo. Aos treze anos de idade, com a autorização do pai, Marisa começou a trabalhar na fábrica de chocolates Dulcora, como embaladora de bombons. Permaneceu nesta até os dezenove anos de idade, quando se casou com o taxista Marcos Cláudio e deu à luz seu primeiro filho, Marcos. Seis meses após o casamento, ainda grávida, Marisa perdeu o marido, assassinado a tiros.
Mais tarde, em 1973, trabalhou como inspetora de alunos em um colégio estadual. Neste mesmo ano, já viúva, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de sua cidade natal. Os dois se casaram sete meses depois. O relacionamento de mais de trinta anos gerou três filhos: Fábio, Sandro e Luís Cláudio. Marisa tem ainda uma enteada, Lurian, filha de Lula.
Em 1980, quando Lula e diversos sindicalistas estavam presos devido às greves, liderou a Passeata das Mulheres, em protesto pela liberdade dos sindicalistas. Foi Marisa quem cortou e costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores,
Dona Marisa Letícia participou ativamente das campanhas de Lula à Presidência da República nas quais Lula se candidatou: 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006.
Em 1º de janeiro de 2003, Marisa Letícia tornou-se a primeira-dama do Brasil.
Mín. 14° Máx. 26°