A Iveco anunciou que começará a produzir seu caminhão movido a gás natural em Sete Lagoas, MG, no fim de 2022 ou início de 2023, uma das novidades em seus 25 anos de operações no Brasil.O lançamento integra ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na América Latina até 2025.
O veículo, que será lançado ao longo deste ano, será um extrapesado, mas o modelo ainda não foi divulgado. À Agência AutoData, em abril do ano passado, Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, antecipou que a empresa receberasinal verde para selecionar clientes brasileiros e realizar testes em caminhões movidos a GNV, e, na ocasião, afirmou que poderia se tratar de um Tector.
Durante evento à imprensanaquinta-feira, 10, Querichelli lembrou que na Argentina o Tector já é produzido nesse sistema de propulsão que visa à redução de emissões de CO2:“Temos um portfólio de produtos muito completo na Europa e queremos trazê-lo para cá, levando em consideração que o mercado e as aplicações brasileiras precisam ser ajustados e o veículo tem de ser adaptado para isso”.
Sem divulgar pormenores o executivo contou que a companhia está trabalhando na adaptação do veículo que será produzido localmente, a fim de elevar a capacidade de cargas e deixá-lo mais robusto para as estradas brasileiras:“Do fim deste ano ao início do ano que vem deveremos ter novidades”.
Até o fim do atual ciclo de investimento, em 2025, a Ivecotambém produzirá ônibus a gás, que já estão sendo desenvolvidos, Querichelli contou: “Quando pensamos em inovação vemos que a eletrificação é caminho sem volta, mas, antes do elétrico, entendemos que o nosso processo passa pelo gás”.
Esse aporte não inclui a produção de veículos eletrificados.
Mín. 19° Máx. 25°