As crianças de 5 a 11 anos ainda estão de férias, mas a vacinação contra a Covid-19 continua atrasada. Em Belo Horizonte, números da Secretaria Municipal de Saúde mostram que duas em cada três crianças convocadas pela prefeitura ainda não receberam a primeira dose.
De acordo com a Saúde municipal, 90 mil crianças já foram chamadas para a imunização. Mas, apenas 30 mil receberam a injeção até esta quarta (2/2).
Até o momento, a prefeitura convocou crianças de 11 a 5 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e acamadas ou com mobilidade reduzida. Os pequenos de 9 a 11, independentemente dos fatores de risco, também já podem se vacinar.
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde não consegue atualizar os dados por conta de instabilidades do OpenDataSUS, o sistema do Ministério da Saúde que contabiliza as doses aplicadas.
"A SES-MG esclarece que aguarda a atualização do OpenDataSUS, plataforma do Ministério da Saúde, com balanço de doses aplicadas no público de 5 a 11 anos. O lançamento dos dados é responsabilidade das prefeituras, bem como a operacionalização das ações de imunização nos territórios", informa a pasta.
A gestão estadual, no entanto, ressalta que "acompanha os municípios diretamente em suas principais dificuldades" para acelerar a vacinação e alcançar maiores coberturas vacinais entre as crianças.
A vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos tem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Ministério da Saúde também recomenda a imunização.
Até o momento, duas fórmulas podem ser ministradas: a Cominarty (Pfizer/BioNTech) e a Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac Biotech). Ambas receberam autorização da Anvisa para uso em crianças.
Além das autoridades, especialistas indicam a imunização dos pequenos, sobretudo em um cenário de transmissão elevada da variante ômicron. Números indicam que essa cepa prejudica mais as crianças.
Atualmente, BH dispõe de 623 leitos de pediatria para pacientes com Covid-19: 521 de enfermaria (46,9% do total de vagas) e 102 de UTI (31,9% do total). A prefeitura não informa a ocupação desses leitos de maneira isolada.
Se seu filho já foi convocado para a imunização, basta comparecer a uma das escolas onde há injeção disponível. A lista pode ser consultada no site da prefeitura.
O Executivo municipal disponibiliza três escolas por regional administrativa. Portanto, são 27 locais diferentes para receber a proteção contra a Covid-19.
É necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.
Mín. 16° Máx. 28°