Não é apenas na matemática que estudantes de Sete Lagoas se destacam: duas alunas da Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos foram premiadas com medalha de ouro e prata na 5ª Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO).
Carolina de Souza Silva (ouro) e Vitorya Alves de Souza (prata) tem 18 anos e são alunas do 3º ano do Ensino Médio. A competição, promovida pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) foge do tradicional: os participantes recebem em vez de questões e dados, pistas e charadas para desvendar os problemas que se passam em diversos locais do mundo, sem pressão de tempo e com a possibilidade de participar de maneira remota, via internet.
A IPhCO é feita por etapas: a cada semana, os participantes devem elucidar cada problema, todos os dias. Neste ano, a competição foi realizada durante os dias 15 de setembro a 2 de outubro. A temática das questões são voltadas para o conteúdo de física aplicado no ensino médio, com complexidade entre nível fácil a médio.
Auxiliadas pela professora Sara Ferreira, Carolina de Souza Silva teve pontuação 8,70, atingindo o ouro; e Vitorya Alves da Silva 7,60, conquistando a prata - as questões e desafios propostos pela IPhCO somados chegariam a 12 pontos. As alunas e a professora receberam o certificado de participação do evento.
Mín. 17° Máx. 23°