A reportagem foi divulgada pelo Jornal O Tempo de Belo Horizonte e repostada por órgãos de imprensa do município
No fim da tarde desta terça-feira(25) o jornal O Tempo de Belo Horizonte publicou uma reportagem onde afirma que o município de Sete Lagoas estava com 100% dos leitos de UTI pediátricos estariam ocupados, deixando a entender que seria destinado aos pacientes com Covid-19.
Em nota o secretário municipal de Saúde Flávio Pimenta afirma que não tem nenhuma criança internada nos leitos de UTI com Covid-19.
Confira nota na integra:
Hoje, terça feira, 25/01/2022 foi veiculado por um jornal da capital mineira possuía 100% dos leitos de UTI pediátricos ocupados, dando a entender que seriam internações graves por COVID-19. Esta informação NÃO É VERDADEIRA.
Gostaríamos de esclarecer à população Sete-lagoana que, hoje, não temos NENHUM caso de COVID-19 internado em UTI Pediátrica!
Mesmo diante do medo causado pela variante Ômicron, é nosso dever informar que, apesar da alta transmissibilidade, a COVID não está atingindo crianças com mais gravidade do que foi visto nas cepas anteriores, e a alta ocupação dos leitos pediátricos em Sete Lagoas não reflete um acometimento maior nem mais grave de crianças.
Importante ressaltar que Sete Lagoas possui, atualmente, 10 leitos de UTI Pediatrica/Neonatal cadastrados no Sistema Único de Saúde. Sabemos que é um número que vem se tornando insuficiente nos últimos meses e essa carência ocorre em todo o estado de Minas Gerais. Houve essa detecção e, sempre com o apoio do nosso prefeito e o trabalho da minha equipe da secretaria de saúde, já estamos buscando soluções para criarmos novos leitos pediátricos.
Ressalto que nossos leitos são referência para Sete Lagoas e toda microrregião de saúde, totalizando uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, abrangendo todos os tipos de patologias infantis e retaguarda para partos de alta complexidade.
Trabalhamos diuturnamente para melhorar a saúde de Sete Lagoas e estamos mostrando isso com números excelentes no controle da pandemia e melhora das estruturas da saúde mesmo com essa crise financeira e de saúde.
Contem sempre com nosso trabalho e suor, pois estes nunca os faltarão.
Tenham todos uma excelente noite!
Dr. Flávio Pimenta, Secretário de Saúde do município de Sete Lagoas
Mín. 16° Máx. 28°