Uma aluna de Sete Lagoas foi premiada com medalha de ouro na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovidas pelo Ministério da Educação. Outras escolas de Sete Lagoas tiveram alunos premiados.
Lara Tamires Lessa Lima, de 15 anos, é estudante da Escola Estadual Prefeito Zico Paiva e é estudante do primeiro ano do ensino médio - ela venceu o prêmio estando no último ano do fundamental. Ela e um universo de 18 milhões de alunos tanto do ensino público quanto do particular participaram da competição, que teve duas fases: a primeira entre fim de junho a agosto de 2021 e a segunda fase em 6 de novembro.
A garota ganha a sua primeira medalha de ouro da OBMEP após outras duas medalhas de bronze na prova - ela é a única aluna de Sete Lagoas dentre escolas públicas e privadas a receber o primeiro lugar na categoria. "Ela tem vontade de fazer [faculdade] mas não sabe o que quer fazer. Ela gosta muito da área de ciências", conta orgulhosa a mãe de Lara, Adriane Fernandes Lessa.
Sete Lagoas teve outros premiados na OBMEP
Além de Lara Lessa, outros alunos de escolas públicas e particulares de Sete Lagoas foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática: das escolas públicas, dois alunos da Escola Estadual Arthur Bernardes ficaram com a medalha de prata; e três do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, com o bronze.
Dentre as particulares, apenas uma medalha de prata, para aluno do Coleguium. Menções honrosas foram concedidas a alunos do Colégio Lais Farnetti, do SESI Sete Lagoas, Colégio Alpha e Regina Pacis.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (e agora contemplando as privadas) vai para a sua 17ª edição e contempla os vencedores a possibilidade de participar de programa de iniciação científica, com atividades presenciais e virtuais - inclusive com a possibilidade de recebimento de bolsa acadêmica pelo CNPq.
Mín. 17° Máx. 23°