O governo de Minas recuou na decisão de exigir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2021 e a obrigatoriedade do documento segue suspensa até junho deste ano.
Segundo o Executivo estadual, a suspensão acontece em virtude da pandemia e do momento de alta de casos de Covid-19 em MG. Com isso, o documento atualizado deixa de ser exigido em blitze, como vinha acontecendo desde 1º de janeiro.
Dessa forma, para as fiscalizações, o CRLV de 2019 é o válido para comprovar a regularidade do veículo. O documento poderá ser apresentado impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Em caso de dúvidas sobre a situação do CRLV, o proprietário poderá acessar o site do Detran. No portal também é possível verificar se há débitos além de emitir as guias para pagamento de taxas como IPVA, DPVAT, TRLAV e eventuais multas.
Por causa da pandemia, o governo do estado tinha ampliado a validade do CRLV de 2019 até 31 de dezembro de 2021 e suspendido a obrigatoriedade do documento dos anos seguintes.
O documento voltou a ser exigido em 1º de janeiro deste ano, com o fim do período de vigência do estado de calamidade pública. Agora, o governo voltou atrás.
Desde agosto do ano passado, o documento não é mais emitido em papel moeda e enviado aos endereços dos proprietários. Agora, o CRLV é disponibilizado na versão digital, no site do Detran, para impressão em papel comum, ou por meio do aplicativo CDT(Carteira Digital de Trânsito).
A não regularização do licenciamento do veículo é infração gravíssima, que resulta em multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na habilitação e remoção do veículo para um pátio credenciado.
Mín. 18° Máx. 23°