O Senac, em parceria com o Governo de Minas, está com quase 3 mil vagas abertas para cursos gratuitos em diversas áreas. Ao todo, serão 2.860 oportunidades, parte dos projetos Minas Programando e Empreenda Jovem e podem se candidatar moradores de todas as cidades, já que as atividades serão online. As inscrições podem ser feitas pelo site do Senac ou presencialmente em uma das unidades.
O início das aulas está previsto para o próximo mês e a oferta de cursos é variada. São contempladas áreas de TI (tecnologia da informação), como administrador de redes, programador de web, web designer, operador de computador, programação de dispositivos móveis, administrador de bancos de dados, desenvolvimento de jogos eletrônicos, ferramentas de marketing digital e programador de sistemas e de comércio e gestão.
Em suas unidades presenciais, o Senac vai fornecer apoio tecnológico aos alunos que precisarem.
Os interessados podem se inscrever pelo site do Senac, ou direto nas páginas dos projetos Minas Programando e Empreenda Jovem. Além disso, é possível ir a uma unidade presencial do Senac e realizar a inscrição.
Para a matrícula é necessário apresentar documento oficial com foto (RG, CNH ou CTPS), CPF, comprovante de endereço recente e comprovante de escolaridade.
O projeto Minas Programando tem como foco atender a demanda do segmento de tecnologia da informação por meio da qualificação profissional dos mineiros e do fomento de uma maior participação de mulheres na área.
Já o Empreenda Jovem busca qualificar, prioritariamente, jovens de 18 a 29 anos em cursos de gestão e negócios online, com foco no empreendedorismo. Os cursos ofertados são: assistente administrativo, assistente logística, comprador/estoquista, promotor de vendas, representante comercial, vendedor, trilha e-commerce e webdesigner.
O subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos, destaca a importância das ações qualificação no contexto atual: “Estamos num momento de recuperação de postos de trabalho impactados pela pandemia, entretanto, muitos setores se adaptaram de forma rápida e a natureza das atividades realizadas e competências exigidas pelo mercado mudaram muito. São fundamentais projetos de qualificação como o Empreenda Jovem e Minas Programando para que os jovens e trabalhadores possam ter acesso aos conhecimentos necessários para se colocarem no mercado de forma digna”.
Mín. 14° Máx. 26°