Mais de 50% das pessoas internadas nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) com a Covid-19 não receberam nenhuma dose da vacina contra a doença, em Minas Gerais. A informação está em um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
A mesma pesquisa aponta número ainda maior de pessoas na mesma condição internadas nos leitos de enfermaria do estado. Cerca de 70% dos hospitalizados nas enfermarias do estado para tratamento da Covid-19 não tomaram nenhuma dose da vacina contra o coronavírus.
O médico infectologista Leandro Curi explica que os dados que mostram o índice de internados sem receber a vacinação comprovam que os imunizantes são eficazes e importantes para evitar essa situação, assim como as mortes.
“Todas as vacinas são efetivas e protegem em maior ou menor proporção e os anticorpos caem com o tempo, por isso é importante tomar a segunda dose ou terceira porque é isso que tem funcionado. Contra os dados epidemiológicos não tem questionamento, pois está mostrando que a taxa de infecção e mortalidade são maiores em pessoas sem vacinação ou com a imunização incompleta”, explicou.
O Governo de Minas reforçou que as vacinas contra a Covid-19 são a principal forma de prevenção da doença, mas nenhuma apresenta eficácia de 100%. Ou seja, mesmo vacinado, é possível desenvolver a Covid-19. Mas, o principal benefício da vacinação é que ela diminui a probabilidade da forma grave da doença.
A Secretaria de Estado de Saúde reiterou ainda que as pessoas que estão com a 2ª dose ou a aplicação de reforço em atraso se dirijam até a unidade de saúde mais próxima para completar o esquema vacinal.
Mín. 16° Máx. 28°