Terça, 26 de Novembro de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Taxa de ocupação de enfermaria para Covid-19 em BH volta a ficar em alerta vermelho

Segundo a prefeitura, a última vez que o índice esteve assim foi em junho do ano passado

04/01/2022 às 09h50
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com G1 Minas - Belo Horizonte
Compartilhe:

O índice de ocupação de leitos de enfermaria para Covid-19 em Belo Horizonte voltou a ficar vermelho, chegando a mais de 70%. A informação foi divulgada pelo município na noite desta segunda-feira (3).

De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, a ocupação está em 73,2%. Os outros indicadores seguem em amarelo, sendo 1,18 o número médio de transmissão por infectado (RT) e a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo coronavírus em 60,7%, ambas em amarelo.

Ainda segundo o comunicado, a capital mineira tem 295.640 casos confirmados da doença e registrou, desde o início da pandemia, 7.093 mortes.

Índice volta ao vermelho após seis meses

Questionada pelo g1 Minas, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a última vez em que o índice de monitoramento atingiu o vermelho foi em 24 de junho do ano passado, quando a ocupação de leitos de UTI Covid chegou a 71,1%.

O município destacou que "pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nas enfermarias, pois os sintomas são muito parecidos".

A pasta informou que monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais do município e, caso necessário, as providências serão tomadas para preservar a vida dos pacientes.

Veja a nota da PBH na íntegra:

"A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que para fins de avaliação do cenário epidemiológico, a Prefeitura também leva em consideração a taxa de matriciamento de risco (MR), que atualmente está em 89%. Um dos fatores avaliados para cálculo do MR é o número de vacinados no município, que tem aumentado a cada dia. Ao longo da pandemia, sempre de acordo com os indicadores epidemiológicos e assistenciais da doença no município, foram realizadas aberturas de leitos de Covid e remanejamento para leitos retaguarda. É importante esclarecer que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nas enfermarias, pois os sintomas são muito parecidos. A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença no município e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas. É importante ressaltar que, caso necessário, os leitos podem ser reconvertidos para atendimento Covid. As taxas de ocupação de leitos Covid estão disponíveis no Boletim Epidemiológico e Assistencial. A última vez em que um dos índices de monitoramento atingiram o vermelho foi em 24/6/21, quando a ocupação de leitos de UTI Covid chegou a 71,1%".

Vacinados

Belo Horizonte completou 100,5% de vacinados com a 1ª dose ou dose única. O número de vacinados com a 2ª dose é de 93%, e com a dose de reforço ou adicional de 24,2%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h09 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Qua 29°C 19°C
Qui 30°C 21°C
Sex 31°C 21°C
Sáb 26°C 19°C
Dom 21°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio