Um balanço divulgado nessa terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde coloca Minas Gerais em uma posição que requer bastante atenção. Atrás apenas de São Paulo e Goiás, Minas é o terceiro estado do Brasil com mais casos da ômicron, nova variante do coronavírus.
Segundo dados da SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde), o estado contabiliza 130 casos confirmados da variante. O levantamento foi divulgado ontem (28) e, de acordo com a pasta, já é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante em Minas (veja abaixo).
Ainda de acordo com o balanço, só em Belo Horizonte, 85 casos foram notificados. O segundo município com mais registros positivos é Extrema, no Sul de Minas, que contabiliza 19 casos. Além das notificações confirmadas, a SES-MG ainda monitora outros 14 registros que apresentaram suspeita para a nova variante.
Confira a lista de municípios com casos da ômicron:
Entre os casos positivos da ômicron em Minas, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com algum viajante que tenha chegado do exterior. Depois de investigar o número de confirmações e a distribuição dos casos pelo território, a SES-MG conseguiu constatar a transmissão comunitária da doença.
Segundo a secretaria, os pacientes que testaram positivo para a variante têm idades entre cinco e 68 anos, com uma média de 36 anos. São 69 mulheres infectadas e 60 homens, além de um caso que ainda não possui essa informação.
A SES-MG garante que “todos os casos são leves, não havendo necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários”.
Mín. 16° Máx. 28°