Terça, 26 de Novembro de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Imunização

Nota técnica da Fiocruz defende vacinação de crianças a partir dos 5 anos

Imunização vai reduzir óbitos por covid-19 e ajudar na volta às aulas presenciais, diz a Fundação

29/12/2021 às 13h53
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomenda a vacinação contra a covid-19 de crianças dos 5 a 11 anos de idade. Em nota técnica publicada nesta terça-feira (28), o órgão classifica a aplicação das vacinas nessa faixa etária como “ferramenta fundamental para o controle da pandemia”.

No texto, a Fiocruz afirma que a imunização vai reduzir formas graves e óbitos por covid-19 nesse grupo e será “uma importante estratégia para que as atividades escolares retornem ao modo presencial.” 

No último dia 16, a Anvisa autorizou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, após testes pré-clínicos e ensaios clínicos em diferentes fases. Porém, devido à resistência do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Marcelo Queiroga, o Ministério da Saúde só deve oficializar o processo no dia 5 de janeiro.

Na nota, a Fiocruz cita que nos Estados Unidos, cerca de 5 milhões de crianças já foram imunizadas, “sem eventos adversos significativos”. Foram registrados 8 casos de miocardite, todos com evolução favorável.

Também de acordo com a Fiocruz, a faixa etária está propícia à Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, uma possível complicação da covid-19 que gera inflamações em diferentes partes do corpo. No Brasil, 64% das crianças e adolescentes acometidos tinham entre 1 e 9 anos de idade. Entre os hospitalizados, 44,5% tiveram necessidade de internação em UTI, com letalidade de 6%.

Além disso, segundo a Fundação, estudos apontam para retrocessos no desenvolvimento psicomotor, transtornos do humor, alimentares e do sono no público infantil.

A nota técnica da fundação ainda destaca que imunizar as crianças é uma forma de garantir o retorno às aulas presenciais com segurança.

“Embora crianças adoeçam menos por Covid-19 e menos frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e também fora dela. A vacinação de crianças é, portanto, uma alternativa robusta para garantir a continuidade de oferta de escola na forma presencial”, afirma o texto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h09 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Qua 29°C 19°C
Qui 30°C 21°C
Sex 31°C 21°C
Sáb 26°C 19°C
Dom 21°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio