A definição dos nove clubes que representarão o Brasil na Libertadores em 2022 permite projetar a divisão dos potes do sorteio dos grupos, que ocorrerá somente na semana de 23 de março do ano que vem.
Palmeiras e Flamengo serão cabeças de chave - provavelmente, o Atlético-MG também. Corinthians aparecerá no pote 2, o que pode significar, por exemplo, confrontos contra River Plate ou Boca Juniors logo na etapa de grupos.
A Conmebol utiliza seu ranking de clubes para separar os participantes nos potes do sorteio. Com pontuação complexa, que envolve resultados históricos na Libertadores, na Sul-Americana e na elite dos campeonatos nacionais de cada um dos dez países filiados, o ranking de 2022 será revelado em 16 de dezembro.
Em uma projeção, sete times estão certos como cabeças de chave. Há uma dúvida para o oitavo clube, entre Atlético-MG ou Libertad (PAR), que vai depender da pontuação a ser revelada pela Conmebol na semana que vem, mas o título brasileiro e a boa campanha na Libertadores-2021 (chegou à semifinal) devem colocar os mineiros nessa posição. A projeção é essa:
Palmeiras (Grupo A como atual campeão)
River Plate (ARG)
Boca Jrs. (ARG)
Flamengo
Nacional (URU)
Peñarol (URU)
Cerro Porteño (PAR)
Atlético-MG
Corinthians e Athletico-PR estarão no pote 2 e poderão cair em qualquer grupo, desde que o cabeça de chave não seja brasileiro. Pelo regulamento, dois times do mesmo país não podem estar na mesma chave, a não ser que essa equipe venha das fases preliminares, situação de Fluminense e América-MG, que caso avancem aos grupos caem automaticamente no pote 4.
Fortaleza e Red Bull Bragantino, os dois outros brasileiros classificados diretamente à fase de grupos via Série A, devem aparecer no pote 4 devido à pontuação baixa que apresentarão no ranking a ser divulgado.
O ranking sai em 16 de dezembro porque quatro dias depois, dia 20, a Conmebol já sorteará os confrontos das fases eliminatórias 1, 2 e 3, com Fluminense e América que entram direto na fase 2. O Flu deve estar no pote 1 do sorteio da fase 2 e o América no 2. Times tradicionais como Estudiantes (ARG), Olimpia (PAR) e Atlético Nacional (COL) estarão nessa disputa.
Como a coluna mostrou, o Palmeiras, que venceu as duas últimas Libertadores, passará o Grêmio e se tornará o melhor brasileiro no ranking de clubes da Conmebol, atrás do River Plate e na briga pelo segundo posto com o Boca.
Mín. 17° Máx. 23°