Uma vez por semana, Márcio Pinto Ferreira sai de Três Barras, em Fortuna de Minas com destino ao HNSG. Mas engana-se quem pensa que a viagem semanal tem como objetivo algum tratamento de saúde. Ele vem em nome da comunidade de produtores rurais daquele distrito para trazer donativos para o hospital.
Márcio é presidente da Associação Comunitária de Três Barras, que tem 25 produtores rurais cadastrados no PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos, do governo Federal, que é coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento e foi implantado pela Emater em 2003. Por meio desse programa, os alimentos produzidos pela agricultura familiar são comprados e repassados a escolas públicas, creches, asilos e instituições beneficentes, como é o caso do HNSG. “O PAA quer dar condições para o agricultor familiar permanecer na roça e, ao mesmo tempo, ajudar as entidades beneficentes”, explica.
Os produtores rurais contemplados pelo PAA recebem um valor anual, que é administrado pela Associação. Ela recolhe essas mercadorias, juntamente com o pessoal da Emater. “Os alimentos são pesados e depois encaminhados para as entidade. Depois a gente faz uma prestação de contas para a Conab e já pode sacar o recurso para pagar os produtores”, explica Márcio.
O PAA tem atuação em todo o país, e as doações também podem ser feitas para entidades em qualquer região do Brasil. “Optamos por trazer essas doações aqui para o HNSG, que atende tão bem a toda a população da região em suas necessidades. Então achamos por bem doar parte da nossa produção para essa instituição”, defende o presidente da Associação.
Desde a última semana de Dezembro, as doações estão sendo feitas semanalmente. Em cada vinda ao HNSG, Márcio traz uma média de 500 a 600 kg de frutas, verduras e legumes, das mais variadas espécies. “O nosso objetivo é fazer um levantamento das necessidades do Hospital e, com base na quantidade e variedade de produtos que o HNSG precisa, fazermos a doação. Às vezes excede um produto e falta outro, então vamos fazer isso para trazer o que vocês realmente necessitam”, conclui.
Mín. 18° Máx. 23°