Quinta, 14 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades COMEMORAÇÃO

16 são os novos 15: festas de debutante adiadas na pandemia retornam

Na ausência do avô que morreu poucos meses antes de festa, aniversariante ganha pintura que mostra os dois dançando valsa no baile

22/11/2021 às 09h58
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A estudante Maria Eduarda Godoi, 16, sonhava com seu baile de 15 anos desde a infância, quando sequer poderia imaginar que uma pandemia colocaria a comemoração em segundo plano por mais de um ano. Como outras debutantes com festas marcadas em 2020, ela só conseguiu comemorar os 15 anos aos 16, já em 2021. 

Originalmente agendado para novembro de 2020, a festa foi realizada neste mês. Além do aniversário, família e amigos comemoraram a primeira ocasião em que todos se reuniam novamente na pandemia — mas na ausência de uma presença importante. 

“Meu avô faleceu dois meses antes da festa, na época em que eu estava distribuindo os convites. Ficamos muito próximos na pandemia e pensei em desistir do aniversário, mas ele sempre falava em como queria ir na festa, que ia comprar um sapato novo…”, conta a adolescente. No baile, ela foi surpreendida pela mãe, que encomendou uma pintura da filha dançando valsa com o avô da menina. 

O aniversário de 15 anos da estudante Maria Luiza Brandão também se tornou uma festa de 16. “Mantive todas as tradições da festa de 15 anos, como a valsa. Foi uma correria, porque uma semana antes da festa a prefeitura tinha decidido que os convidados também poderiam apresentar comprovante de vacinação, e não só teste negativo de Covid”, diz. 

Books em alta

O fotógrafo Otniel Souza, especializado em ensaios de 15 anos, assistiu à demanda por álbuns aumentar até 40% durante a pandemia. Na falta de bailes, adolescentes de todo o Brasil procuraram seu Studio15BH para registrar o aniversário de alguma forma. 

“Antes, eu fazia 12 books por semana, mas passei a fazer 18, e mesmo assim porque não tinha espaço para fazer mais. Estou otimista. Apesar de as coisas estarem mais restritas financeiramente, mais pessoas vão querer comemorar a vida agora”, diz o fotógrafo. . 

O diretor do estúdio Lux Color Fotografia, especializado em imagens e álbuns de formatura, Renato Braga, diz que as festas que tem coberto até então têm tido menos convidados que o habitual, ao mesmo tempo em que insumos como o papel fotográfico estão mais caros. 

Por outro lado, a maior parte dos contratantes paga o serviço apenas depois da formatura, por isso o faturamento da empresa começa a voltar aos trilhos neste momento. Nos últimos meses, enquanto as festas ainda eram escassas, a empresa também encontrou um novo filão.

“Nunca vendemos tantos álbuns quanto na pandemia. Tivemos que nos reinventar e inúmeros clientes vieram fazer um book da turma em estúdio. A pessoa não teria formatura, mas convidava familiares para a foto e contratava beca e canudo”, explica.

A demanda reprimida por eventos também movimenta a procura por penteados e maquiagem em salões de beleza, ainda que com demanda inferior à de 2019. “Estamos atendendo bastante para festas, mas bem abaixo do que era antes. Percebo que uma parte da população está com medo de ir a festas e outra está apertada financeiramente. Antes, muitos clientes pagavam à vista, e, agora pedem para parcelar no crédito”, detalha o gerente do salão RF Beleza, no bairro Gutierrez, na região Oeste, José Cláudio Carvalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 22°

Sex 18°C 16°C
Sáb 23°C 16°C
Dom 24°C 18°C
Seg 25°C 17°C
Ter 26°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio