A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações, desfazer preconceitos e promover a conscientização sobre o câncer de próstata a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Em Sete Lagoas as celebrações tiveram início na última sexta-feira, 5 de novembro, com uma live transmitida pelo Youtube e Instagram da Prefeitura com a participação do secretário municipal de Saúde e médico Dr. Flávio Pimenta; do coordenador de Gestão da Saúde, Alber Alípio; e do coordenador da Atenção Primária, Higino Lopes, em parceria com a Faculdade Atenas. "A campanha é uma maneira de chamar a atenção para algo que precisa acontecer o ano inteiro, pois o câncer de próstata tem um impacto importante na vida dos homens. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022", afirmou Dr. Flávio Pimenta, que juntamente com os coordenadores esclareceu as principais dúvidas do público participante.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar mais uma live na próxima sexta-feira, 12, às 18h, com o médico Dr. Renato Duarte Padrão. Além disso, o coordenador da Atenção Primária, Higino Lopes, anunciou que o Cerest terá atendimento exclusivo para servidores, às terças e sextas, de 13h às 19h, durante todo o mês de novembro, e as unidades de saúde terão horário estendido, mediante escala. "Cada ESF terá um horário diferente de atendimento até às 19h, conforme escala. Então, o cidadão deve ficar atento ao dia em que o ESF mais próximo de sua casa estará funcionando até mais tarde exclusivo para atendimentos relacionados à saúde do homem, não somente para o diagnóstico de câncer de próstata", disse. "Realmente sabemos que os homens têm uma dificuldade maior de procurar um médico. Então, é importante que os homens aproveitem o Novembro Azul para fazer um check up, medir a pressão, enfim, fazer seus exames de rotina para evitar outros tipos de doença", lembrou o coordenador de Gestão da Saúde, Alber Alípio.
Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima. Assista à live NO LINK. https://www.youtube.com/watch?
Mín. 16° Máx. 28°