Foi um dia de caminhada, de aulão de zumba, mas também de muita conscientização sobre a importância do auto-exame e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama. Assim foi mais uma ação da Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - em alusão ao outubro rosa.
No fim da tarde desta quinta-feira, 14, centenas de mulheres e também homens deram uma volta na lagoa Paulino, no centro da cidade, em apoio à causa.
"Eu descobri o nódulo em novembro de 2017, fiz a mamografia e fui encaminhada para a mastologista, que fez a biópsia. Em janeiro de 2018 já estava fazendo a cirurgia. Desde então, faço acompanhamento de seis em seis meses", conta a técnica de enfermagem Carmelita Martins.
A assistente social Elisete Souza passou por situação semelhante. "Final do ano passado, em uma mamografia de rotina, descobri um câncer na mama direita. Foi um susto, um diagnóstico muito pesado. Meu diferencial foi descobrir muito cedo, num estágio bem inicial. Operei em dezembro de 2020, fiz algumas sessões de rádio e uso medicamento diário durante cinco anos", disse.
Elisete aproveitou a oportunidade para fazer um apelo às mulheres. "Façam o toque regularmente e procurem as unidades de saúde, pois é um câncer curável se tratado em estágio inicial. Isso é muito importante", completou.
Mín. 16° Máx. 29°