Pelo 9º ano consecutivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais adere ao "Outubro Rosa", campanha de mobilização para conscientização e combate ao câncer de mama. A ação envolve magistrados, servidores, terceirizados e estagiários na luta contra uma das doenças que mais mata mulheres no país, mas que apresenta alto índice de cura se for detectada a tempo.
O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Bruno Terra Dias, destaca que o engajamento à campanha contra o câncer de mama é fundamental não apenas na Corte Mineira, mas em toda a sociedade. "As ações preventivas são de suma importância, ainda mais neste período de pandemia", afirma o desembargador.
O desembargador reconhece o avanço da medicina no tratamento do câncer de mama, mas enfatiza que a prevenção ainda é o melhor remédio para evitar que a doença apareça. "Sabemos que grande parte da população brasileira, infelizmente, deixa para a prevenção de lado e só toma providências após o surgimento de doenças. Por isso, campanhas como o Outubro Rosa são tão importantes", ressalta o superintendente de Saúde do TJMG.
Ainda conforme o desembargador, as ações realizadas neste mês de conscientização podem servir para reforçar, especialmente nas futuras gerações, a necessidade de adoção da cultura preventiva em relação ao câncer de mama. "Esse compromisso temos de assumir com a nossa geração, mas, principalmente, com as que virão", completa o desembargador.
Fatores de risco
Como nos anos anteriores, as ações do Outubro Rosa no TJMG são realizadas pela Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat). Mais uma vez, a campanha está sob a coordenação da servidora Catarina Mafra, que prega os cuidados diários que toda mulher deve ter para evitar a doença.
"Existem fatores de risco que não podem ser modificados, como a idade, a genética e a menopausa, mas existem outros que contribuem para o aparecimento da doença, como o uso do cigarro, o excesso de bebidas alcóolicas, a falta de atividade física, uma alimentação não saudável e o fato de a mulher não priorizar as consultas médicas preventivas", detalha Catarina.
Ela explica que, este ano, em função da pandemia da Covid-19, que persiste no país, a campanha Outubro Rosa no TJMG será semelhante à do ano passado, com divulgação de informações sobre a doença e sobre formas de prevenção.
Em 22 de outubro, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários que estiverem no trabalho presencial serão incentivados a trabalhar com alguma peça do vestuário na cor rosa. "Os homens também estão convidados a se vestir de rosa para nos ajudar nessa conscientização", acrescenta Catarina, que coordena a campanha ao lado da coordenadora da Qualidade de Vida no Trabalho (Covit) do TJMG, Karine Lima.
Desde esta sexta-feira (1/10), o Tribunal orienta a todos a tirar uma selfie usando uma peça de roupa rosa e a compartilhar a imagem nas redes sociais do TJMG, com as hashtags #VemdeRosaTJMG e #OutubroRosaTJMG.
Os interessados podem ainda mandar as fotos para [email protected] até dia 15/10. As imagens recebidas serão publicadas nas redes sociais do TJMG, em 22/10, marco do movimento contra o câncer de mama na instituição. Também nesta sexta-feira (1/10), tem início nesta data a iluminação especial, em referência à campanha, no Palácio da Justiça Rodrigues Campos e no Edifício-Sede do TJMG.
Em anexo, ouça o podcast produzido pela equipe de Rádio do TJMG.
Mais informações sobre a campanha estão aqui .