O Grito dos/as Excluídos/as é um processo coletivo e bem participativo, inclusive na definição do lema a cada ano. Desde o início de fevereiro, os articuladores e articuladoras de todo o país enviaram sugestões para a definição do lema, eixos e objetivos para o 27º Grito, de 2021.
A partir dessas propostas locais, reflexão da conjuntura política, econômica e social e perspectivas de lutas, representantes das entidades que integram a coordenação nacional do Grito e, aprovaram o lema para 2021: “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”. O tema permanente é “Vida em primeiro lugar”.
O Grito incentiva e chama a população para descruzar os braços, descer das arquibancadas, deixar de ser somente plateia – que ora aplaude, ora vaia – para ser sujeito na luta por mudanças. Cada um e cada uma que queira somar e fazer esse processo de construção coletiva do 27º Grito dos/as Excluídos/as, procure a organização/articulação, na sua paróquia, diocese, na sua cidade e ou no seu Estado e faça parte desse grande mutirão.
Programação na Diocese de Sete Lagoas
Dia 03 de Setembro – Ato Público em preparação para o Grito dos Excluídos
Local : Terminal Urbano de Ônibus Coletivo
Horário : Das 14h às 18h
Dia 07 de Setembro ( Terça-Feira) – GRITO DOS (AS) EXCLUÍDOS (AS)
Local: Ocupação Cidade de Deus
Horário: De 7h30 às 10h
O evento contará com momentos de oração e mística através de representantes religiosos, apresentações culturais de música, dança e poemas, realizadas pelos moradores e crianças da ocupação.
Importante frisar que este evento será apartidário e fundamentado na Doutrina Social da Igreja, sob a coordenação da Comissão Diocesana para a Promoção Humana e Ecologia Integral, com o apoio das Pastorais Sociais e Ceb’s.
Mín. 16° Máx. 23°