Minas Gerais agora tem 79 casos prováveis da variante delta, segundo a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgada na noite desta segunda-feira (23). Estes registros estão em investigação. Até a última quinta-feira (19), eram 9 casos prováveis no estado.
Até agora, 12 contaminações pela variante delta foram confirmadas.
De acordo com a SES-MG, do total de 91 casos da variante delta notificados em Minas Gerais, dois evoluíram para óbito, em Rio Novo, na Zona da Mata, e Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Segundo a pasta, a idade das pessoas contaminadas (incluindo casos confirmados e prováveis) varia de 8 a 93 anos. A maioria é mulher (56%)
Veja as informações sobre os 12 casos já confirmados da delta em Minas:
Minas tem 12 casos confirmados da variante delta no estado. — Foto: Secretaria de Estado de Saúde
A quantidade real de casos da delta deve ser ainda maior. Isso porque, no último sábado (21), Betim confirmou circulação da variante na cidade, mas, na lista da SES-MG, a cidade não está entre os lugares com casos "prováveis" nem confirmados no estado.
A variante delta do coronavírus (B.1.617), identificada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado, preocupa especialistas, países e entidades internacionais, além de brasileiras.
Um documento divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos responsável pelo combate às pandemias, informou que a variante delta é tão transmissível quanto a catapora.
Isso significa que a nova versão se espalha mais que o ebola, todas as versões anteriores do coronavírus, a gripe comum e a varíola.
Lembrando que as vacinas reduzem casos graves da doença, mas ainda existe um risco de pegar Covid-19 mesmo após completar o esquema vacinal.
Mín. 16° Máx. 29°