Ao aplicarmos os salmos para os nossos dias podemos dizer que: os filhos devem ir mais longe que os pais... o sucesso de uma flecha está na habilidade do flecheiro, ou seja, mesmo indo mais longe, o modelo é o próprio pai. Infelizmente em nome da conquista e “melhoria de vida” - se assim podemos dizer, a omissão do pai é um fator que gera crises na família. Muito mais que se preocupar em dar presentes, é ser presente.
“Filho não se perde na Rua, filho se perde em casa. Antes do filho se perder no mundo, ele se perdeu primeiro dentro de casa. ” (Pr Josué Gonçalves)
A negligencia paterna é uma triste realidade, atribuída ao convívio familiar. Quando um objeto doméstico estraga ou quebra, é fácil de substituir. Mas filhos (as) não podem ser comprados e retirados da vitrine de uma loja. Com isso quero dizer que a vida é única e não há lugar para negligencia, porque as vezes um erro pode ser tarde demais.
“Nos lares da pós–modernidade, a organização familiar tem sido abalada com as mudanças ocorridas no mundo. Muitas questões levam a crise nas relações e sobrou pouco tempo para o desempenho das funções familiares. A estrutura da família fragilizou-se e os relacionamentos são superficiais: formado por um cenário de conflitos e dor intensa. ” (Dra. Ilma L. G. Cunha)
Na minha profissão (Policial Militar) ao atender as ocorrências, muita das vezes intermediava as brigas de casais, pais e filhos, gerado por um desequilíbrio que tinha como causa paradigmas sociais, a irresponsabilidade daqueles que deixaram, no âmbito familiar, de exceder os devidos papeis, a falta de amor. Com certeza é necessário fazer um verdadeiro “malabarismo” diante das cobranças sociais; mas as bases/valores cristãos e familiares precisam constantemente ser reforçadas para poder suportar.
“Não seja amigo de seu filho, seja pai. Amigo deixa de comer para dar para o filho? Levanta todo dia para levar para a escola? Amigo dá a vida...? NÃO! Quem faz isso é o pai, porque o pai ama muito mais do que os amigos. ” (Paulo Vieira)
Os filhos precisam ter responsabilidades dentro de casa e respeitar os pais independentemente da idade que tenha. O precursor do Amor é o Respeito e não o contrário. Quem ama, respeita.
Comemoramos no calendário dessa semana o dia dos pais. Porem ser pai vai além de um poema, de uma frase ou de um pequeno texto como este. Ser pai perpassa a história da humanidade, é ensinar, dar exemplo, respeitar e ser respeitado, ser presente, instruir, amar, cuidar, zelar, proteger, corrigir, chamar a atenção; ser pai é ir além de suas próprias forças é um legado.
Não é fácil ser pai, também não é impossível ser. Precisamos ser orientados para orientar nossos filhos e filhas, sobretudo a nossa orientação precisa vir de Deus e de Sua Palavra, assim exerceremos a maior missão... Ser Pai.
Pastor Francislei Mercês
Pr da Igreja Batista SHALOM
Siga-nos pelo Instagram: @francisleimerces / @batista_shalom
Mín. 16° Máx. 23°