A segunda-feira é marcada pela volta às aulas presenciais de mais turmas nas escolas de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana como Contagem e Betim.
Na capital mineira alunos do 8º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio da rede estadual estão autorizados a voltar às aulas nesta segunda. As turmas de último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem voltar às salas de aula nesta segunda-feira.
As aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental começaram no dia 12 de julho. Na última terça-feira (3) voltaram para as escolas estaduais os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Em Contagem é a vez dos alunos da educação infantil de 4 e 5 anos. Na próxima semana retomam às atividades crianças de 0 a 3 anos. A previsão é que a volta completa seja concluída no dia 22 de setembro, quando começam a estudar os alunos dos últimos anos do ensino fundamental.
A prefeita da cidade, Marília Campos (PT), explica como a volta às aulas foi organizada. “Vai ser uma volta gradual, os pais ainda estão convivendo com esse novo tempo porque nós vamos combinar tanto essa volta presencial como também vai ter ainda as aulas virtuais, então vai ser um ensino híbrido, mas ainda os pais têm um pouco de insegurança e vai ser um aprendizado conjunto, nós, os pais e toda a comunidade escolar.”
Em Betim, retornam nesta segunda-feira alunos da educação infantil de 4 e 5 anos, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na próxima semana, no dia 16 de agosto, será a vez dos alunos da educação infantil de 6 meses a 3 anos e os alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental.
A secretaria Municipal de Educação, Marilene Pimenta, explica que o retorno também será feito no modelo híbrido. “Vamos dividir [os alunos] em dois grupos, um grupo tendo aula presencial em uma semana, na outra semana esse grupo em casa tendo atividades elaboradas pelos seus professores. O aluno irá chegar na escola, vai ter aferição de temperatura, uso da máscara, higienização das mãos, será encaminhado para a sala de aula onde a mesma terá um metro e meio de distanciamento entre cada aluno e a aula presencial.”
Marilene ressalta que a volta presencial é facultativa. “Aquele pai que deseja ficar com o filho em casa vem até a unidade escolar, assina a declaração e busca o material impresso para o seu filho.”
Mín. 17° Máx. 23°