Um projeto que existe há quase 40 anos tem sido fundamental na luta contra a fome durante a pandemia em Sete Lagoas. As Hortas Comunitárias Urbanas (HCUs) doam alimentos para entidades e projetos sociais na cidade da Região Central de Minas. São de 450 kg a 600 kg de alimentos por semana, somadas as doações de supermercados.
As hortas são de responsabilidade do poder público e foram criadas há 39 anos em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Nesta pandemia, os agricultores, de maneira voluntária, contribuem com a destinação de produtos que são plantados nas hortas para serem distribuídos às organizações sociais civis da cidade. Somadas as doações de dois supermercados da cidade, são recolhidos de 450 kg a 600 kg toda semana.
O gerenciamento, desde a coleta até a entrega às organizações, é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Desenvolvimento econômico e Turismo, sem custo para os que recebem 60 refeições por semana.
A Toca de Assis é uma dessas organizações que são contempladas pelas doações das hortas comunitárias. A instituição religiosa, sem fins lucrativos, tem como objetivo apoiar e reintegrar na sociedade pessoas em situação de rua
Mín. 17° Máx. 26°