Escolas estaduais de Minas estão com vagas abertas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de agosto. Ao todo, 1.488 instituições públicas de ensino disponibilizam a modalidade. A EJA é voltada para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo e pretendem voltar a estudar.
Os interessados devem entrar em contato com uma das unidades de ensino que oferecem a modalidade. Para concluir os anos finais do ensino fundamental, o estudante deve ter 15 anos completos até a data do início das aulas. Já para o ensino médio, 18 anos. As aulas começarão no dia 3/8.
Ademais, os conteúdos serão ministrados, inicialmente, on-line. Essa modalidade faz parte do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela SEE/MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) durante a pandemia de Covid-19.
Para conferir a lista de escolas que oferecem a EJA, clique aqui. O contato das escolas da rede estadual de ensino pode ser acessado aqui. Na Educação de Jovens e Adultos, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio.
A SEE/MG tem trabalhado, desde 2020, para reformular a EJA de modo com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos. Dentre as ações realizadas por essa nova proposta, está a formação dos professores, por exemplo.
Uma outra ação para o fortalecimento da modalidade é que os estudantes da EJA Novos Rumos possuem prioridade na participação em cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada). A partir do segundo semestre deste ano, tais cursos serão disponibilizados pela SEE/MG. O objetivo dos cursos é capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.
Com Agência Minas
Mín. 17° Máx. 23°