Em deliberação, o Comitê Extraordinário Covid-19 do Minas Consciente criou regras para realização de grandes eventos no Estado, fronte à melhora nos dados apresentada nesta quinta-feira (15). Os protocolos passam a valer a partir do próximo 15 de agosto e se referem, em suma, ao distanciamento social necessário e à capacidade máxima de lotação de espaços.
“Ficaram decididos a flexibilização do distanciamento padrão para 1,5 metros; o aumento nas lotações máximas de espaços, conforme a onda do Minas Consciente; e regras específicas para a viabilização de grandes eventos de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, por um tempo pré-determinado”, relata o governo.
“Estamos em uma nova fase, com vacinas chegando de forma consistente e melhora nos indicadores. Diante disso, vimos a necessidade de criar regras para os grandes eventos, já que eles não eram considerados de forma separada no Minas Consciente. Fizemos uma ampla discussão e a equipe técnica buscou exemplos em outros países que já passaram por uma fase de vacinação semelhante à nossa (50% com primeira dose e segunda dose crescendo, chegando próximo de 15%) para definir as regras”, defendeu o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti.
Regras mínimas
*É obrigatório comunicar as regras aos participantes e facilitar a devolução do ingresso.
Regras por onda
Vermelha
Amarela
Verde
Mín. 17° Máx. 23°