Minas Gerais recebeu, na noite dessa terça-feira (8), a 23ª remessa de vacinas contra a Covid-19. O lote com 237.510 mil doses do imunizante da Pfizer desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e foram encaminhados para a Central Estadual de Rede de Frio.
Conforme a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a logística para a distribuição das vacinas às 28 regionais de saúde do estado ainda está em definição e deve ser divulgada em breve. Os processos precisam de atenção especial, já que as vacinas da Pfizer têm condições específicas de armazenamento e podem estragar com mais facilidade.
As 237.510 doses chegam para dar sequência ao esquema vacinal dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa, estão incluídos: Forças de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz com algum acometimento na saúde, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores portuários, de transporte aéreo e da Educação.
Os novos imunizantes chegaram no mesmo dia em que o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou que o estado encara, mais uma vez, uma tendência de alta de casos de Covid-19. De acordo com ele, a tendência de queda que vinha sendo registrada no estado foi invertida e agora Minas vive um platô com viés de alta em número de casos.
“A ocupação de leitos de UTI não variou em relação à última semana: 80,27% dos leitos de terapia intensiva para Covid-19 [estão ocupados], 77% de enfermaria. Temos regiões com maior ocupação e outras com menor ocupação, algumas regiões vêm sofrendo mais do que outras. Semana passada foram cerca de 51 transferências de pacientes entre regiões, buscando equalizar demanda com oferta de leitos”, comentou.
Mín. 16° Máx. 29°