Durante os dias em que vigorou a Operação Especial Corpus Christi, a Via 040 realizou 623 atendimentos na rodovia, uma média de 124 veículos sendo atendidos diariamente no trecho sob concessão. Para garantir a fluidez e a segurança dos cerca de 500 mil veículos que cruzaram a BR-040, a Via 040 reforçou o número de equipes e de equipamentos.
Apesar da previsão inicial de aumento de 14% do tráfego por conta da flexibilização do isolamento social, o fluxo registrado ao final da operação foi semelhante ao dias normais. A concessionária informa que o balanço de acidentes é divulgado pela autoridade de trânsito competente, no caso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O socorro a panes mecânicas foi o principal serviço prestado aos usuários, totalizando 392 chamados, cerca de 62% do total de atendimentos. Além do socorro mecânico, os 21 postos da Via 040 ao longo do trecho sob concessão prestaram, também, serviços nas seguintes situações:
- Auxílio para troca de pneu: 53 veículos;
- Afastamento e/ou recolhimento de animais: 44 ações
- Atendimento clínico pelas ambulâncias: 58 pessoas;
- Auxílio à pane secas (falta de combustível): 46 veículos;
- Auxílio à pane elétrica: 19 veículos;
- Orientação de segurança a andarilhos: 11 ações.
Manutenção preventiva
Para fazer uma viagem sem sustos com relação à parte mecânica, a Via 040 orienta para a necessidade de manutenção preventiva do veículo:
- Checar as condições e a calibragem dos pneus, substituindo-os em caso de necessidade;
- Verificar lanternas dianteiras e traseiras, além das setas;
- Encher o tanque e mapear os postos de serviço ao longo do trajeto;
- Abastecer os reservatórios de água e testar as palhetas do limpador;
- Verificar nível do óleo.
Condições de tráfego 24h
Antes de viajar, os motoristas podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter (@via040) da concessionária e pelo site da Via 040.
Estrutura à disposição de motoristas e passageiros
- 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
- 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
- 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
- 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.
- 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
- Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.
Mín. 16° Máx. 23°