A Conmebol definiu o Brasil como país sede da Copa América 2021, torneio inicialmente marcado para Colômbia e Argentina. O anúncio foi feito pela entidade na manhã desta segunda-feira (31), após reunião emergencial do conselho. A última edição da competição (em 2019), também foi disputada no Brasil.
As datas da competição estão mantidas — entre 13 de junho e 10 de julho —, informou a Conmebol. Os locais e a tabela dos jogos serão divulgados nas próximas horas pela entidade sul-americana.
O principal argumento pela escolha do Brasil foram os estádios "nível Copa do Mundo" que estão ociosos. Manaus, Brasília, Natal e Recife são as cidades que deverão receber a competição continental de seleções. Chile, Estados Unidos e até Israel surgiram como alternativas para 'salvar' a competição.
¡La CONMEBOL @CopaAmerica 2021 se jugará en Brasil! Las fechas de inicio y finalización del torneo están confirmadas. Las sedes y el fixture serán informados por la CONMEBOL en las próximas horas. ¡El torneo de selecciones más antiguo del mundo hará vibrar a todo el continente!
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) May 31, 2021
A Colômbia foi o primeiro país a desistir de sediar a Copa América por causa do conturbado momento político, com conflitos violentos em meio a protestos contra a reforma previdenciária no país. A Argentina desistiu do torneio por causa do avanço da covid-19.
Por meio de publicação no Twitter, a Conmebol agradeceu o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por permitirem a realização do torneio no país.
Mín. 16° Máx. 23°