Um curta-metragem sobre o bairro Orozimbo Macedo foi feito recentemente pela atriz sete-lagoana, Thais Eduarda.
O documentário “Orozimbo”, sobre a comunidade periférica de Sete Lagoas, registra seus moradores suas lembranças e histórias da realidade social do bairro.
Com a câmera ligada surgem risos, manifestos, gritos, cumplicidade, tudo que habita nos moradores daquele lugar.
O documentário faz parte da programação de pesquisa do Grupo de Investigação e Reflexão em Arte (GIRA), do qual Thais integra como artista pesquisadora.
ASSISTA ABAIXO!
Ficha técnica
Vídeo: Thais Eduarda
Edição e Orientação: Gabriel Beltrão
Composição musical: Rafa Martins
Vozes: Jessica Pierina e Adriana Chaves
Participação: Wanderson Henrique, Maria Aparecida Pereira, Jandira, Arailton, Onilson Luz, Geraldo Antônio dos Santos, Carlucio Portugal Filho, Josilaine, Júlia de Souza Amorim, Cleia A. da Silva, Larissa Emanuelly dos Santos Ramos, Natalina dos Santos, Hyllary Caroline, Vander Aparecido Oliveira, Luiz Henrique, Judite Aparecida Rodrigues, Agata Alexandre, Richard Rodrigues de Paula, Eliane Rodrigues, Carlos Henrique, Luara Etiene, Tuany Fernanda, Carine Felipe.
* Projeto realizado com apoio do Edital 16 da Lei Aldir Blanc via SECULT no âmbito do estado de Minas Gerais
* Instagram da atriz Thais Eduarda: https://www.instagram.com/thais_22k/
Sobre o GIRA
Concebido no segundo semestre de 2020, o Grupo de Investigação e Reflexão em Arte (GIRA), inicialmente vinculado ao projeto de extensão Produção e Memória, do Teatro Universitário (UFMG) – é composto por 7 artistas multidisciplinares que desenvolvem projetos de criação artística por meio de distintas linguagens, trazendo a perspectiva de construção de discursos e narrativas contra-hegemônicas.
As atividades do núcleo se desenvolvem como uma residência virtual, que visa realizar estudos, pesquisas e o compartilhamento de perspectivas a fim de potencializar os desejos, vontades e a pulsão criativa.
Parte da concepção de que, como latino-americanos, frutos dos processos de colonização, é necessário reconhecer nossa memória e sua ausência como espaços para fabularmos outros territórios, para além do que está dado como América Latina.
* Instagram do GIRA: https://www.instagram.com/giragrupa/
Mín. 17° Máx. 23°