A primeira remessa da vacina contra a Covid-19 da Pfizer e mais centenas de milhares de doses do imunizante da AstraZeneca chegaram a Minas Gerais na tarde desta segunda-feira (3), no Aeroporto de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, e por meio terrestre. As duas remessas totalizam 726.560 doses.
As 50.310 doses da Pfizer constituem a 17ª entrega enviada pelo Ministério da Saúde, e as 676.250 doses da AstraZeneca complementam a 16ª entrega do governo federal, iniciada no sábado com o recebimento de outras 30.400 doses de imunizantes da Coronavac.
As doses de AstraZeneca serão destinadas à vacinação de 13,6% das grávidas e puérperas e 21,6% de idosos entre 60 e 64 anos. Já o primeiro lote de 50.310 doses da Pfizer dará início à imunização de indivíduos com comorbidades como diabetes, arritmia cardíaca, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de down, entre outros.
Todos os imunizantes chegam na Central Estadual da Rede de Frio para distribuição às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs). As vacinas da Pfizer, que exigem temperaturas especiais de conservação, serão armazenadas na Rede de Frio de Belo Horizonte, devido à necessidade de acondicionamento em temperaturas que podem chegar a -70 graus.
“É importante que os municípios observem a orientação dada pela Secretaria de Estado de Saúde, a partir dos informes técnicos emitidos pelo Ministério da Saúde, de que todas as doses entregues devem dar continuidade às campanhas de vacinação observando a cobertura dos públicos prioritários”, explica a coordenadora de Imunização da SES-MG, Josianne Gusmão.
As duas remessas foram transportadas por via terrestre, de São Paulo, diretamente para a Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A logística de envio das doses às 853 cidades mineiras será divulgada em breve.
Total: 7.578.640 doses
Mín. 16° Máx. 29°