Minas Gerais recebeu hoje (1º) mais 220 mil unidades de medicamentos para os “kits intubação” de tratamento de casos mais graves da Covid-19. Os insumos serão encaminhados para hospitais que estão em níveis considerados mais críticos com a disponibilidade dos remédios.
A remessa de medicamento comprada pelo Governo de Minas conta com 220 mil ampolas de fentanil – produto mais importante para a sedação dos pacientes. Ainda no final do dia, a expectativa é de que a SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde) receba do Ministério da Saúde outras 10 mil ampolas de atracúrio.
De acordo com o Estado, mesmo com o envio constante de medicamentos para os hospitais, o estoque de sedativos utilizados na intubação do paciente infectado com a covid-19 está em nível de alerta.
Nesta próxima semana, será divulgada a relação e quantitativos que cada estabelecimento irá receber. As autoridades responsáveis pela distribuição dos insumos fará o levantamento de quais hospitais estão com mais urgência para seguir com a entrega dos materiais.
Com base nessas informações, o Estado tem um panorama dos estoques de medicamentos das instituições. Estes indicadores também são utilizados para dimensionar compras estaduais para que não haja risco da falta de remédios para o tratamento dos pacientes mais graves da doença.
Mín. 16° Máx. 29°