A Rede de Comerciantes Protegidos da região Leste, foi criada em agosto de 2015 devido o grande número de assaltos na região do bairro Nova Cidade, o grupo começou com apenas cinco comerciantes e agora já são 60 lojistas organizados com o objetivo de estreitar a comunicação com as autoridades da área de segurança da cidade.
Nesta terça-feira (29), a Rede de Comerciantes Protegidos da Região Leste, realizou uma reunião no auditório da Faculdade Santo Agostinho onde teve a participação de comerciantes, associações de bairro e várias autoridades. O encontro contou com a participação do Comandante da Guarda Cívil Municipal Marlon Mariel, Ten. Cláudio Leles da 27ª CIA de Polícia Militar, Mauro Duarte assessor parlamentar do dep. Douglas Melo e representando o judiciário Dr. Juiz Carlos Alberto Faria.
O grupo de comerciantes se reúne mensalmente com debates de idéias relativo à segurança pública, busca de informações e também fazendo cobranças de ações preventivas das entidades da cidade. A Rede de Comerciantes Protegidos tem o apoio da CDL, ACI, Sind-Comércio, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e também tem o apoio do Judiciário.
A reunião teve início com a fala do comandante da Guarda Civil Municipal Marlon Mariel, o comandante expôs as dificuldades em que a Guarda se encontra atualmente, segundo ele, mesmo com os problemas, a entidade vem colaborando com a rede leste realizando o patrulhamento ostensivo na região comercial da região leste. Na oportunidade, Marlon Mariel anunciou a presença da guarnição da Guarda em todo corredor da região comercial da av. Santa Juliana no horário de 13h às 19h a partir de dezembro.
O Ten. Cláudio Leles disse que a PM vem perdendo número no efetivo há anos, más agora com a criação da 19ª RISP (Região Integrada de Segurança) Sete Lagoas terá um Coronel responsável onde a cidade terá autonomia não precisando mais esperar decisões da cidade de Curvelo para ações na região. Em sua fala, o Ten. Cláudio Léles informou aos participantes que a região do bairro Nova Cidade será um diferencial na segurança pública com a construção da sede da Cia-Mesp ( Companhia de Missões Especiais) na comunidade. Segundo ele, graças ao trabalho ostensivo da PM na região, o bairro Nova Cidade caiu de 2° para o 6° bairro com maior número de assaltos na cidade.
O assessor parlamentar do deputado Douglas Melo, Mauro Duarte, justificou a ausência do deputado por estar recuperando de uma intervenção cirúrgica. Na oportunidade, Mauro Duarte reafirmou o compromisso de Douglas Melo com a segurança publica da cidade.
O Juiz Dr. Carlos Alberto Faria, foi categórico em afirmar que a palavra impunidade é a maior responsável pelo aumento da criminalidade, ele relatou aos presentes experiências de seu trabalho que deram resultados positivos em outras cidades em que trabalhou. É preciso ter um trabalho firme e integrado entre Polícia Militar, Polícia Civil e Promotoria no combate a criminalidade com todos “falando a mesma língua”. Disse Carlos Alberto Faria.
A Rede de Comerciantes Protegidos criou um grupo nas redes sociais hatsApp onde trocam informações sobre possíveis suspeitos, com fotos e informações.
Após a palavra dos convidados, os comerciantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas tirando todas as dúvidas sobre o tema segurança pública.
Mín. 14° Máx. 26°