Quarta, 01 de Janeiro de 2025
17°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Economia Reajuste

Petrobrás anuncia reajuste de 39% para o gás natural

05/04/2021 às 15h14
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Estadão/msn
Compartilhe:

Petrobrás informou ao mercado nesta segunda-feira, 5, que os preços de venda do gás natural para as distribuidoras terão aumento de 39% a partir do dia 1º de maio. Medido em dólares, o aumento será de 32%. "A variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio", diz a petrolífera.

A empresa destaca que as atualizações dos preços dos contratos são trimestrais, ou seja, para o período e maio, julho e julho a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março, quando o petróleo teve alta de 38%. Outro ponto que influencia o preço é a alta de 31% do IGP-M entre março de 2020 e março de 2021, no repasse dos custos incorridos pela companhia para o transporte do insumo até o ponto de entrega às distribuidoras.

"Apesar do aumento em maio, junho e julho, ao longo de 2020, os preços do gás natural às distribuidoras chegaram a ter redução acumulada de 35% em reais e de 48% em dólares, devido ao efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano", pondera a Petrobrás.

A empresa também esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do gás veicular, dos postos) e pelos tributos federais e estaduais. "Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas."

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) afirmou, em nota, que o aumento em média de 39% do gás canalizado, anunciado pela Petrobrás, tira a competitividade do insumo em relação a outros combustíveis, além de não beneficiar as distribuidoras, que têm remuneração definida pelas agências reguladoras.

Segundo a Abegás, o preço do gás natural poderia ser reduzido se as petroleiras produtoras não reinjetassem cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás diariamente nos poços de produção de petróleo e gás, volume que poderia chegar ao mercado consumidor e reduzir o preço do combustível.

"As distribuidoras estaduais não comercializam gás natural e os aumentos dados pela Petrobras serão repassados para o consumidor sem que as distribuidoras tenham qualquer ganho decorrente desse aumento", disse a Abegás em nota.

Segundo a entidade, as distribuidoras ficam com 17% do preço final do gás canalizado, enquanto a Petrobras e as transportadoras ficam com 59%. Os tributos federais e estaduais ficam com os 24% restantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 05h09 - Fonte: ClimaTempo
17°
Chuvas esparsas

Mín. 17° Máx. 24°

Qui 25°C 17°C
Sex 25°C 17°C
Sáb 25°C 18°C
Dom 21°C 19°C
Seg 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio