Seguindo uma tradição milenar da Igreja Católica, é recomendado que na Sexta-Feira Santa os católicos se abstenham do consumo de carne vermelha. Para preparar o almoço desse dia, portanto, muitos recorrem ao peixe, sendo o bacalhau mais procurado de todos. Por isso, o Como Fazer desta sexta (2) apresenta uma das receitas mais tradicionais de Portugal, o bacalhau à Gomes de Sá (veja vídeo abaixo), feito com batatas e gratinada no forno.
Quem ensina o prato é o chef português dos restaurantes Caravela e Capitão Leitão, de Belo Horizonte, Cristóvão Laruça. Apesar de ser uma receita simples, existem alguns truques para deixá-la mais saborosa.
Segundo o chef, é preciso que o bacalhau esteja dessalgado. “Pode-se comprá-lo já desfiado ou colocá-lo num recipiente com água na geladeira por 12 horas”, afirma. Laruça dá outra dica: cozinhar as batatas com a pele. “Com isso, o sabor delas fica preservado durante o cozimento, e as batatas não perdem tanto amido”, explica.
Ingredientes do bacalhau à Gomes de Sá:
400 g de bacalhau em lascas dessalgado
200 g de cebola cortada à julienne
300 g de batata-inglesa cozida e picada em meia-lua
25 g de alho laminado
350 g de azeite extravirgem
Dois ovos cozidos
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeitonas a gosto
Salsa a gosto
Como fazer o bacalhau:
Refogue a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a batata e mexa bem. Junte o bacalhau (previamente escaldado) em lascas. Corrija o tempero. Refogue por dois minutos em fogo baixo.
Montagem:
Coloque essa mistura em um refratário e regue com azeite. Leve ao forno por 10 minutos. Acrescente os ovos cozidos e partidos ao meio. Finalize com azeitonas e salsa.
E uma curiosidade desse prato: a receita leva o nome de seu criador, o negociante de bacalhau José Luís Gomes de Sá Júnior, nascido na cidade de Porto, em 1851. Na receita original, ele colocava o peixe para marinar em leite. O prato fez muito sucesso no restaurante O Lisbonense no final do século XIX e é apreciado até hoje.
Mín. 16° Máx. 23°