Quinta, 28 de Novembro de 2024
19°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde PROJETO-PILOTO

Movimento Unidos pela Vacina monta oito drive-thru para vacinação no Rio

A parceria entre empresas e poder público, para uma vacinação eficiente contra a Covid, serve como exemplo para ações que poderão ser realizadas em outros municípios brasileiros

25/03/2021 às 08h25
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

Antes de colaborar para a logística e a solução de gargalos para uma vacinação mais eficaz Brasil afora, o movimento Unidos pela Vacina contou com dois projetos-piloto, implementados em uma grande metrópole – o Rio de Janeiro – e um município de menor porte – Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O objetivo é aprender com os trabalhos desenvolvidos nessas duas localidades para que o empresariado possa auxiliar na aceleração da vacinação em todo o país, colaborando com o poder público.

Nessas duas cidades, as parcerias já geram frutos, que depois servirão de inspiração e referência para a parceria entre sociedade civil e municípios. Enquanto em Nova Lima as empresas já colaboraram para o transporte de agentes de saúde e de vacinas, no Rio de Janeiro a primeira demanda verificada foi de montagem de pontos de drive-thru para imunização.

Assim que o movimento foi fundado pela empresária Luiza Helena Trajano, o Grupo Mulheres do Brasil trabalhou em duas frentes na metrópole de 6,7 milhões de habitantes. Enquanto a primeira levantava as demandas mais emergenciais junto à Secretaria Municipal de Saúde, a segunda buscava interlocução com grandes empresas.

“As demandas eram muitas, priorizamos as mais urgentes. Fomos atrás das empresas e conseguimos montar oito pontos de drive-thru com câmaras frias, tendas, cadeiras, mesas e camisetas para os voluntários. Montamos as estruturas, e a prefeitura entrou com o pessoal”, conta a advogada Ariane Trevisan Davidovich, uma das representantes do Grupo Mulheres do Brasil que estão à frente do movimento no Rio de Janeiro.

Além de grandes empresas como Michelin, Bob’s e White Martins, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) também participou das montagens das estruturas de drive-thru.

Com o diálogo avançado com a Prefeitura do Rio de Janeiro, agora o movimento aguarda o levantamento de informações sobre as demandas dos outros 91 municípios do Estado para oferecer soluções para os gargalos locais. O Unidos pela Vacina desenvolveu um questionário enviado a todos os municípios brasileiros, e, até o momento, 4.900 prefeituras já responderam com informações sobre os problemas locais – que vão desde de falta de insumos à necessidade de acesso à internet.

“Pouco a pouco, vamos conversando com os secretários de Saúde para entender as realidades locais, o que é possível fazer para que não haja grandes filas no processo de vacinação. Mas cada município tem uma demanda diferente, por isso é tão importante a pesquisa que estamos realizando”, explica Ariane.

Até o momento, 360 mil pessoas foram imunizadas no Rio Janeiro, o correspondente a 5,35% da população da capital fluminense. 

EMPRESAS SE TORNAM MADRINHAS PARA MUNICÍPIOS

No interior de Minas, várias empresas já se candidataram para serem madrinhas de municípios. Isso quer dizer que as empresas se comprometem a verificar quais são as demandas locais e encontrar soluções para os problemas apontados. Não há transferência de dinheiro para as prefeituras, e o empresariado atua com oferta de serviços ou doações de insumos.

O grupo Ferreira Lopes já amadrinhou Caratinga e Entre Folhas, no Leste do Estado. “Estamos detalhando as demandas e vamos articular com nossos amigos empresários para participar desse projeto e resolver as questões. Esse é um movimento que nos enche de esperança em dias melhores e no ser humano, nessa nossa capacidade de atuar pelo bem comum”, diz Selma Lopes, do conselho administrativo do grupo. 

Enquanto algumas empresas entram como patrocinadoras, investindo recursos em aquisição de insumos e serviços, outras colaboram com sua expertise. Empresa do setor de comunicação, a Lápis Raro participa do movimento com produção de materiais de comunicação e nos contatos com clientes e parceiros.

“Cada um de nós pode fazer um pouquinho para que mais rapidamente nós possamos sair dessa difícil situação”, afirma Simone Moreira de Abreu, diretora da Lápis Raro.

MOBILIZAÇÃO

Até o momento, mais de 400 empresas brasileiras já aderiram ao movimento, sendo que cerca de 140 delas se encontram localizadas em Minas Gerais.

Meta. O movimento Unidos pela Vacina trabalha com o objetivo de chegar a setembro com todos os brasileiros imunizados.

Quem quiser obter mais informações sobre o movimento pode acessar o site unidospelavacina.org.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 06h08 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 31°

Sex 31°C 19°C
Sáb 28°C 19°C
Dom 25°C 20°C
Seg 27°C 19°C
Ter 27°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio