A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta segunda-feira (22), que vai aplicar testes rápidos de Covid-19 em pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) aguardando vagas em hospitais. Os exames rápidos devem começar a ser aplicados nesta quarta-feira (24), com a chegada de 32 mil testes.
Serão usados testes de antígeno – que indicam se a pessoa está contaminada com o vírus no dia da testagem. Até então, as pessoas com sintomas respiratórios graves nas UPAs passavam apenas pelo teste RT-PCR e, algumas vezes, eram transferidas para um leito de Covid-19 antes do resultado, que demora alguns dias e pode ser negativo.
Com a adoção dos novos testes, a incerteza diminuirá, na perspectiva da diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Mascarenhas. “O teste será feito em quem está aguardando vaga nos hospitais, para a pessoa já chegar no local com diagnóstico", diz a porta-voz. Se o resultado da coleta for negativo, será feita a testagem com RT-PCR.
Mín. 18° Máx. 31°