Atlético e Grêmio iniciam, às 21h45, no Mineirão, a primeira partida da decisão da Copa do Brasil. No Gigante da Pampulha, as equipes buscam a vantagem para o duelo final, na quarta-feira da próxima semana, na arena do time gaúcho. Os torcedores alvinegros prometem lotar o estádio e fazer uma grande festa para empurrar a equipe rumo à vitória.
O duelo colocará, frente a frente, duas equipes que começaram a competição já nas oitavas de final. O Atlético passou por Ponte Preta, Juventude e Internacional. O Grêmio eliminou Atlético-PR, Palmeiras e Cruzeiro.
O Atlético aposta em seu ataque para sair em vantagem na Copa do Brasil, principalmente na dupla formada por Lucas Pratto e Robinho. Dos oito gols marcados pelo time na competição, sete foram deles. O outro foi marcado por Otero, com passe do argentino. Na temporada, foram 71 gols marcados em 35 jogos.
Na decisão da Copa do Brasil, o gol fora de casa não conta como critério de desempate. Com isso, qualquer vitória deixa o time mais perto do título na próxima semana. Para Marcelo Oliveira, a intenção é sair do Mineirão sem levar gols. "Não dá para facilitar, temos de ter o equilíbrio. Jogando a primeira partida em casa, é importante tomar a iniciativa e conduzir o jogo. Precisamos vencer. Embora possamos buscar o resultado lá. Mas é fundamental vencer e sem tomar gol", disse.
Assim como aconteceu na conquista do título da Copa do Brasil em 2014, o Atlético terá que decidir fora de casa o torneio. Naquela ocasião, o Galo destronou o rival Cruzeiro, com vitória por 2 a 0, no Independência, e 1 a 0, no Mineirão.
A taça da Copa do Brasil é a chance do Atlético salvar a temporada 2016. Com um elenco recheado de estrelas e jogadores caros, montado por Daniel Nepomuceno, o Galo ainda não levantou nenhum troféu no ano. A vaga garantida na Copa Libertadores é um alento, mas o título ainda levaria o time diretamente para a fase de grupos do torneio continental.
O Atlético perdeu, de última hora, o meia-atacante Luan para o confronto. Ele foi vetado na última segunda-feira. Otero também está fora. O lateral-esquerdo Fábio Santos não treinou nos últimos dois dias e ainda é dúvida para a partida.
A dúvida na escalação fica para a vaga de Luan. O técnico Marcelo Oliveira pensa em Cazares, Clayton ou Marcos Rocha. O técnico falou da expectativa pelo jogo no Mineirão. "Expectativa é a melhor possível. É uma final importantíssima, com primeiro jogo em casa. O Atlético tenta impor seu melhor ritmo, que de uma condição melhor para o jogo de volta. Vamos enfrentar um adversário qualificado, que joga junto há muito tempo e tem posse, contra-ataque e tem qualidade. Vamos nos preparar para estarmos fortes e contar com o apoio da torcida, com o intuito de retribuir dentro de campo de forma agressiva", disse.
O Mineirão nesta noite estará lotado. Foram vendidos mais de 45 mil ingressos antecipadamente. O número não contabiliza os sócios Galo na Veia Preto, que têm entrada garantida ao estádio. A venda prossegue nesta quarta, apenas na bilheteria norte do Gigante da Pampulha.
No último treino antes da viagem para Belo Horizonte, o zagueiro Geromel foi a grande ausência no Grêmio. A comissão técnica acredita que o jogador não será ausência no Mineirão. No entanto, Fred e Rafael Thyere são as opções caso o titular não jogue.
O Grêmio também se cuida para o segundo jogo. Titular da defesa tricolor, Kannemann está pendurado e terá que tomar cuidado para não levar mais um amarelo e ficar de fora do jogo decisivo.
ATLÉTICO
Victor, Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso, Cazares e Maicosuel; Robinho e Lucas Pratto
Técnico: Marcelo Oliveira
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan
Técnico: Renato Gaúcho
Mín. 16° Máx. 28°