A percepção dos brasileiros de que a pandemia está fora de controle no país atingiu níveis recordes, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta sexta-feira (19) pelo jornal Folha de S.Paulo.O Datafolha entrevistou 2.023 pessoas por telefone entre os dias 15 a 16 de março.
De acordo com o levantamento, 79% dos brasileiros acham que a pandemia está sem controle. Na última pesquisa, em janeiro, 62% manifestavam essa opinião. A sensação de descontrole na condução da pandemia é mais presente entre mulheres (85%) do que entre homens (73%).
Em relação à renda, as pessoas que ganham até dois salários mínimos são as que mais dizem acreditar que a pandemia está fora de controle, sendo 82% do total, seguido por quem recebe de cinco a 10 salários mínimos, com 77%. Entre os ganham de dois a cinco, 76% tem a mesma percepção. Já entre os que ganham mais de 10 salários mínimo, são 69%.
Para 18% da população, a situação está parcialmente controlada, enquanto 2% afirmam que está totalmente controlada, e 1% não sabe.
O Datafolha também aponta que 55% dos entrevistados declaram ter muito medo de ser infectado pelo coronavírus. Em janeiro, eram 44%. Outros 27% responderam que têm um pouco de medo, 12% não têm, e 7% relataram já ter contraído a doença.
Mín. 18° Máx. 31°