Idosos e acompanhantes passaram a madrugada na fila em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, para vacinação contra o Coronavírus nesta sexta-feira (5). Ao todo, 150 senhas foram distribuídas.
A chamada para a vacinação de pessoas de 80 a 84 anos causou aglomeração em frente ao Centro Municipal de Imunização, no bairro São José. As senhas foram divididas para dois grupos: 75 para quem estava a pé e 75 para quem foi de carro.
"Na quarta-feira eu liguei no posto de saúde, falaram que seriam entregues senhas e que deveríamos chegar um pouco mais cedo. Cheguei às 4h e consegui a última senha distribuída para quem estava a pé. A fila chegou a virar quarteirão", explicou Giuliane Campesato, que foi levar a mãe de 83 anos.
Segundo ela, a divulgação da vacina foi realizada pelas redes sociais, que nem todos os idosos têm acesso. "Houve uma divulgação em redes sociais, mas eu não vi, não faço tanto acesso. Os idosos são mais vulneráveis e dá um alívio em saber que minha mãe vai receber a primeira dose da vacina", afirmou.
Sobre a confusão, o secretário Adjunto de Saúde de Minas, Marcelo Cabral afirmou que “o município que deve responder. A gente faz a logística, entrega e orienta as prefeituras que mantenha cuidado e distanciamento, mas a execução é do município”.
Surpresa ao saber que vacina tinha acabado
A Guarda Minicipal acompanhou a movimentação na porta do posto de saúde. Do lado do posto ficou a fila de quem foi a pé. Lá, familiares colocaram bancos para que os idosos pudessem aguardar.
Do outro lado foi realizado o drive-thru. O aposentado Alfredo Jacinto Silva, de 81 anos, chegou sozinho de carro às 5h. Ele ficou surpreso ao saber, já na porta do centro de imunização, que não seria vacinado.
"Acabou mesmo? Ninguém falou nada. Se tivessem falado antes eu tinha chegado mais cedo para pegar a senha. Agora é voltar para casa e aguardar. Não tem outro jeito", lamentou.
"Estou saindo daqui muito feliz e agradecendo a Deus", diz idosa vacinada
A professora de inglês Luci Pereira Rocha, de 80 anos, foi uma das idosas que conseguiu a primeira dose da vacina. As sobrinhas dela ficaram na fila durante a madrugada.
"Minhas lindas sobrinhas chegaram às 4h e pegaram a senha. Vacinei. Estou saindo daqui muito feliz e agradecendo a Deus. Em nome do Senhor todos vão conseguir e vão ser vacinados", finalizou.
Mín. 18° Máx. 31°