A alta na ocupação de leitos da rede de saúde particular na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, fez com que pacientes precisassem ser transferidos da cidade para o interior de São Paulo neste fim de semana. Foram transferidos cinco enfermos que estavam internadas no Hospital São Domingos da Unimed, não foi informado qual doença eles tinham e eles não foram identificados.
De acordo com nota da Unimed, a unidade de saúde está com 100% de ocupação e conseguiu a transferência de quatro pacientes para hospitais da rede em Ribeirão Preto e um para Franca, ambas cidades do interior de São Paulo. "As vagas foram garantidas pela Operadora de saúde. Desde o primeiro semestre de 2020 a Unimed Uberaba elaborou um plano de contingência e criou uma equipe de regulação para cuidar dos períodos de ocupação dos leitos na rede de saúde suplementar. Por ser um sistema cooperativista a Unimed tem uma rede de assistência com segurança e excelência por todo o país", informou.
O hospoital São Domingos tem, atualmente, 45 leitos, mas há previsão de ampliação para chegar a 96 leitos entre enfermaria e apartamento. O hospital também pretende ampliar seu quadro de funcionários e está com vagas para técnicos de enfermagem.
Situação da Covid-19 e leitos em Uberaba
De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura de Uberaba, a cidade tem 15.521 casos de Covid-19 e 355 mortes. Além disso, a ocupação de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) na rede pública está em 64% e em 94% na rede particular, já na enfermaria, a ocupação na rede pública é de 71% e na rede particular de 75%.
Mín. 18° Máx. 31°