De ontem para hoje, foram registrados 72 novos casos positivos de coronavírus em Sete Lagoas: 31 mulheres e 41 homens. Não há óbitos confirmados por Covid nas últimas 24 horas.
Assim, o município soma 10.081 contaminações desde o início da pandemia, entre elas, 163 óbitos, 36 hospitalizados com resultado positivo para Covid, 194 pessoas em isolamento domiciliar e 9.688 já recuperadas.
Comorbidades
A Secretaria Municipal de Saúde atualizou, no último dia 16, o gráfico de óbitos por complicações da Covid-19 associados às principais comorbidades das vítimas. A maior incidência é a cardiopatia, identificada em 111 óbitos. Em segundo lugar, diabetes, em 52 vítimas. Em terceiro, as pneumopatias, com 31 óbitos. Em quarto, a obesidade, registrada em 25 pessoas. Em quinto, empatado, estão doenças renais e câncer, identificadas em 15 pacientes que vieram a óbito. Na sequência, estão hipotireoidismo (9 casos), pessoas sem comorbidades (7 óbitos), Alzheimer (6) e anemia (4). Outros casos incluem dislipedemia, Parkinson, hanseníase e doença hepática. Vale ressaltar que um mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade associada.
Hospitalizados
Hoje são 64 pacientes internados por causas respiratórias na cidade, sendo 33 em enfermaria e 31 em UTI. Nos leitos de UTI são 21 pacientes de Sete Lagoas, três de Papagaios, dois de Morada Nova de Minas, dois de Paraopeba e os demais de Paineiras, Prudente de Morais e Abaeté. A taxa de ocupação de leitos de UTI no SUS e na rede particular está hoje em 56,36%. Já a taxa de ocupação de leitos exclusivos do SUS na cidade está em 46,6%.
No Hospital Municipal são 28 internações (17 delas em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 15 internações, sendo seis em UTI, uma delas do SUS. No Hospital da Unimed são 13 internados, sendo cinco em UTI, e na UPA são oito internações, três delas em UTI. Entre os 64 internados, 45 testaram positivo, quatro têm resultado negativo e 15 aguardam resultados de exames.
Mín. 18° Máx. 31°