Cachoeira da Prata começou a semana sem nenhum caso de Covid-19. As informações foram divulgadas no boletim diário da Vigilância Epidemiológica do município, nesta segunda-feira (15/02).
"Hoje estamos zerados, mas o trabalho continua", disse a secretária de saúde, Patrícia Juliana Rodrigues Costa. Ela ainda relata que logo após as festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde começou a perceber um aumento significativos no número de casos. “Chegamos a ter 21 casos em monitoramento de uma só vez.
Uma das ações que a gestora considera de grande importância para que o município atingisse o feito foi a atuação de toda a equipe de saúde empenhada com o objetivo de rastrear rapidamente e monitorar os casos propiciando informações sobre isolamento, tratamento na fase inicial, evitando o contágio de outras pessoas.
A atuação rápida e de conscientização da população ajudou muito a identificar os casos de contaminação. Por fim, norteamos o nosso trabalho no “Programa Minas Consciente” e mantemos o nosso comitê de enfrentamento à Covid se reunindo de 15 em 15 dias. É esse comitê que define os protocolos que vamos usar para restrições de públicos e abertura e fechamento de comércio ", explicou a gestora.
Patrícia Costa ainda afirma que em breve, com a ampliação da vacinação, vamos ficar definitivamente livres do Coronavírus, mas ela ressalta que a luta e a vigília constante contra a doença não podem parar porque o município de Cachoeira da Prata depende integralmente do sistema de saúde de Sete Lagoas para questões de média e alta complexidade. “Sete Lagoas é uma regional que atende a 35 municípios e a gente sabe que não tem leito para todo mundo, por isso insistimos muito com a população para continuar a usar máscara e não aglomerar nunca”, diz.
Em resumo, Cachoeira da Prata teve 516 casos de Covid-19 notificados, sendo que 171 casos já foram confirmados no município desde o início da pandemia. Destes 168 foram curados e três óbitos foram registrados.
Mín. 18° Máx. 31°